Figura bastante conhecida em Guabiruba, Orides Kormann se notabilizou por ter, além de três mandatos completos como prefeito, também participado de outras eleições para o cargo. Foi após perder uma delas, em 1988, que ele conseguiu ser eleito pela primeira vez, após derrotar Pedro David Schmitt (PDS) e Francisco Odisi (PDT), para um mandato de 1993 a 1996. Era o início de uma longa carreira política no município, que ainda perdura.

Nascido em 16 outubro de 1952, em Brusque, o filho de Harry Kormann e Renate Schumacher já exerceu diversas funções.

Em 1971, aos 18 anos, foi para a Alemanha, passando a estudar e trabalhar na Kraftwerkunion, retornando em 1977 ao Brasil, onde trabalhou na Eletroaço-Altona, em Blumenau.

Posteriormente, voltou a morar em Guabiruba, onde conciliou suas atividades no empreendimento da família, a conhecida Churrascaria Schumacher, e passou a trabalhar também na Companhia Industrial Schlösser, em Brusque.

Anos mais tarde, ainda trabalharia na Gerência Regional da Celesc, em Brusque, em 1998, e depois abriria seu próprio estabelecimento comercial, a fábrica de embutidos e açougue “Carnes e Cia”, nas proximidades de sua residência, em Guabiruba.

Ele não tinha antecedentes políticos na família, mas afirma que nutriu o gosto pela política desde criança, fato que o levou a disputar as eleições. Kormann promoveu uma mudança na linha política de governo municipal, após um domínio da Arena e PDS (atualmente PP).

“Quando era jovem, na escola, já gostava de política. Acabei me afastando de Guabiruba depois por algum tempo, fui para a Alemanha, morei em Blumenau, mas quando voltei passei a me preparar para a vida política”, conta.

Continua após anúncio

Os registros históricos guardados pelo pesquisador Roque Dirschnabel destacam que, como principais feitos da primeira administração de Kormann, foram construídas as sedes da delegacia e da Casan em Guabiruba, além da escola municipal Vadislau Schmitt, nomeada em homenagem ao terceiro prefeito do município.

Orides Kormann também firmou convênio entre a prefeitura, Câmara e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para a construção do prédio do poder Legislativo e do sindicato rural.

As obras em si só aconteceram durante a administração seguinte, pois a execução ainda dependia da aprovação dos sindicalistas. Sua trajetória na política, no entanto, ainda estava apenas no início. O restante dessa história fica para os próximos capítulos.


Você está lendo: Orides Kormann: primeiro dos três mandatos


Leia também:

– Introdução: Construtores da História
– Bastidores políticos: a criação do município
– A instalação do Executivo: prefeito eleito por notáveis
– Instalação do Legislativo: seis meses depois 
– Marcos na história: a construção das leis
– Henrique Dirschnabel, o primeiro prefeito
– Carlos Boos: fundamental na emancipação
– Vadislau Schmitt: mudança de ares
– Ivo Fischer: com a política no DNA
– João Baron: época de abertura
– Guido Kormann: mandato de reconstrução
– Valério Maffezzolli: prefeito na Democracia
– Luiz Moser: foco em educação e saúde
– Orides Kormann: novos mandatos, novas demandas
– Matias Kohler: aposta no desenvolvimento sustentável