10º Pedal de Fim de Ano de Brusque reúne ciclistas de 27 cidades

Cerca de 380 pessoas se inscreveram; trajeto termina no restaurante Lá nas Trutas, em Guabiruba

10º Pedal de Fim de Ano de Brusque reúne ciclistas de 27 cidades

Cerca de 380 pessoas se inscreveram; trajeto termina no restaurante Lá nas Trutas, em Guabiruba

Mais de 300 ciclistas de 27 cidades participaram, neste domingo, 4, pela manhã, do 10º Pedal de Fim de Ano em Brusque. Teve participante que veio até de Indaiatuba, interior de São Paulo, para prestigiar o evento que, após uma década, já se consolidou no calendário do ciclismo catarinense e brasileiro.

Entre os ciclistas, havia desde crianças e adolescentes até gente mais experiente, como Carlos Alberto Saltore, 62 anos. Ele veio de Blumenau para participar do Pedal de Fim de Ano pela segunda vez.

“É a segunda vez que estou participando. Em 2014, quando eu estava começando a pedalar, eu vim pela primeira vez. Ano passado, não deu para vir”, conta o blumenauense. Há dois anos, Saltore estava começando a pedalar com regularidade e foi o Pedal de Fim de Ano um dos impulsos para que ele continuasse.

Saltore fez amigos em 2014 e os reviu ontem pela manhã. Ele chamava a atenção no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, ponto de concentração dos ciclistas, por causa da roupa engraçada que vestia. De bom humor, ele diz que viu a peça num site e gostou, por isso resolveu comprá-la.

carlos ciclista (Copy)Os ciclistas começaram a se concentrar no pavilhão às 6h, e pouco depois das 8h foi dada a largada. Eles percorreram o Centro de Brusque, cortaram Guabiruba e foram ao bairro Lageado Alto. O ponto final do Pedal de Fim de Ano, como já é tradicional, foi o restaurante Lá nas Trutas.

O trajeto total do passeio é de 55 quilômetros, de acordo com a organização. Os ciclistas tiveram toda estrutura de alimentação e bebidas isotônicas. Também foram sorteados brindes aos participantes.

Participação feminina

vania (Copy)Muitas mulheres participaram do 10º Pedal de Fim de Ano. Vânia Koenig partiu de Florianópolis nas primeiras horas de ontem para participar do evento em Brusque. A ciclista ainda é novata, pedala há apenas cinco meses.

Vânia diz que sempre teve muito medo de pedalar, apesar da vontade. Depois de algum tempo, resolveu entrar para um grupo de ciclistas-amigos chamado Grupo Breja. Ela já havia pedalado um trajeto de 78 km antes do Pedal de Fim de Ano.

Desde então, tem aproveitado as oportunidades para colocar a bike no asfalto. “Alguns amigos que já vêm para cá me indicaram o pedal de Brusque”, conta a florianopolitana.

Região participa em peso

joão e dirceu (Copy)Entre os 27 municípios participantes do 10º Pedal, a microrregião de Brusque foi representada em peso. Havia esportistas de Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Major Gercino, São João Batista, Gaspar, além, claro, da cidade-sede.

Com um trajeto longo e repleto de belas paisagens, ciclistas como João Matias Neto e Dirceu de Souza aproveitaram a oportunidade de ganhar experiência no pedal. A dupla veio de São João Batista junto com os familiares.

Matias Neto soube do Pedal de Fim de Ano pela internet. Pesquisou, gostou do que leu e resolveu participar. Trouxe junto o sócio Souza. Os dois pedalam há cerca de seis meses.

“A gente conhece um lugar diferente e explora a natureza”, destaca o novato. Souza a Matias Neto participam do grupo chamado Pedal Batistense.

Avaliação positiva

Léo Imhof, organizador do evento, avalia positivamente a participação na décima edição do pedal. A chuva forte de sábado e a previsão de mais água para o domingo atrapalharam e afugentaram algumas pessoas, mas, ainda assim, 380 se inscreveram.

“Ciclista não dá bola para chuva, claro que atrapalha, mas muitos vêm, não chega a ser um obstáculo”, afirma Imhof.

“Chegamos ao décimo pedal, o primeiro foi só com sete ciclistas. Com o tempo e a massificação do uso da bicicleta como meio alternativo para a saúde e transporte, cresceu”, relembra o organizador.

O 10º Pedal de Fim de Ano foi realizado pela Darbike Shop e teve o apoio da Polícia Militar, Guarda de Trânsito de Brusque e da Prefeitura de Guabiruba, entre outras empresas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio