11ª Semana de Engenharia começa com exemplo de Blumenau

Secretário de Planejamento de Blumenau palestrou na abertura do evento

11ª Semana de Engenharia começa com exemplo de Blumenau

Secretário de Planejamento de Blumenau palestrou na abertura do evento

Na noite de terça-feira, 8 de agosto, o Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia  de Brusque (CEAB), iniciou sua 11ª Semana de Engenharia, que este ano tem como tema central  ‘Desastres naturais e as cidades’. 

Segundo o presidente do Ceab, o engenheiro agrônomo Juliano Piske, os desastres naturais já eram temas de conversas entre os membros do clube e com a tragédia de 2011,  foi definido como tema pela necessidade de buscar soluções para Brusque. 

A palestra de abertura ficou por conta do engenheiro civil e atual secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Walfredo Balistieri, que substituiu o prefeito João Paulo Karam Kleinubing, falando das medidas de prevenção adotadas pela cidade. 

Balistieri discorreu sobre as medidas adotadas por Blumenau após a tragédia de 2008, que assolou a cidade com enchentes e deslizamentos. O secretário admitiu que na época, as liberações de alvarás pararam, para que se fizesse um mapeamento geológico completo da cidade. 

Além disso, Balestieri falou sobre o Alerta Blu e a necessidade de monitorar o rio Itajaí-Açú em diversos pontos, para obter informações locais do nível das águas. 

-A partir de quatro metros de altura do rio, todas as secretarias são avisadas e começam a se preparar para as ações necessárias. 

O palestrante tambpem discorreu sobre os temas do Blumenau 2050, o planejamento de longo prazo para a cidade, abordando mobilidade urbana, habitação, saneamento, entre outros. 

**Leia mais na edição impressa de sexta-feira, 10 de agosto. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio