14 Foto Vinicola Miolo Bento Gonçalves dia 8-11No sábado, 8 de novembro, os participantes da viagem de estudos “Projeto Rotas do Itajaí”, promovido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, visitaram a Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e o Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul.

Os destinos encerram a programação da 1ª viagem técnica que tem o objetivo de identificar boas práticas, cujos modelos possam ser adaptados à cultura e as peculiaridades dos municípios da região de Brusque.

A manhã de sábado foi destinada a conhecer a Vinícola Miolo, considerada líder no mercado nacional de vinhos finos e maior exportadora de vinhos do país. Os participantes assistiram a uma palestra, onde conheceram os tipos de uvas e vinhos produzidos e a evolução da empresa de origem familiar até seu crescimento e consolidação no mercado por meio de parcerias nacionais e internacionais.

A Vinícola Miolo recebe, anualmente, milhares de turistas em sua sede no Vale dos Vinhedos e pode ser considerada referência no segmento do enoturismo – turismo de vinho. O foco de estudos na empresa foi: preservação da cultura e empreendedorismo.

18 Foto Jantar de encerramento - Cambará  dia 8-11“Consideramos que a região de Brusque tem grande potencial natural para investir no enoturismo. Mais do que beber vinho, a atividade envolve o turista na questão cultural, gastronômica, a parte de comércio, história e tradição local”, explica a professora organizadora do projeto, Rosemari Glatz.

O encerramento da viagem foi com a visita ao Cânion Fortaleza, na cidade de Cambará do Sul, situado no Parque Nacional da Serra Geral. O grupo percorreu uma trilha de aproximadamente 1.700 metros no Morro Fortaleza, para ter visibilidade de cerca de 95% do cânion. De cima do morro, foi possível observar praias que fazem limite entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A visita ao Cânion Fortaleza teve como foco de estudo os temas: educação para a turismo e sustentabilidade.

 

Texto: Rosemari Glatz / Fotos: Daniel Floriani
Editado e publicado por: Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE