1ª Festa da Integração ultrapassa expectativa de público

Evento contou com atrações como exposições, desfiles e apresentações culturais

1ª Festa da Integração ultrapassa expectativa de público

Evento contou com atrações como exposições, desfiles e apresentações culturais

A 1ª Festa da Integração, em Guabiruba, reuniu visitantes de toda região, resgatou as origens do município e uniu em um mesmo espaço diferentes culturas. Diversidade na gastronomia e nas manifestações culturais e a mistura das variadas etnias marcaram a festa, promovida pela Prefeitura de Guabiruba para comemorar o aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa do município. A expectativa de público era de cinco mil pessoas, superada já no sábado, 7 de junho.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora das comemorações de aniversário, Osnir Schlindwein, o público se compara as festas tradicionais da cidade, como a dos Motoristas. “Guabiruba está de parabéns pelo trabalho que mostrou neste fim de semana”, pontua. A festa envolveu encontro de gaiteiros, com 45 participantes de Guabiruba, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Massaranduba, entre outras.
A festa também contou a exposição de animais, produtos agrícolas, artesanato e o tradicional desfile alegórico, conhecido como do Colono, ocorrido na manhã de domingo, 9 de junho, e formado por carroças, cavalos, charretes, tratores, gaiola cross, jeep e motocicletas, que saíram da Prefeitura e seguiram até o Pavilhão São Cristóvão, bairro Aymoré, alegrando os participantes e atraindo olhares e público as margens da via. “Sentimos a alegria dos nossos colonos. Eu não imaginava que atualmente tivéssemos tantas carroças e cavalos na nossa cidade”, avaliou Schlindwein.
A família de Eufrásio Schaefer, 65 anos, acompanhou o desfile da sacada do seu prédio no Centro, já Elenir Cucki na calçada. Com máquinas fotográficas crianças, jovens, adultos e idosos registraram a alegria tomar conta da avenida.
Conforme o prefeito, Matias Kohler, todas as expectativas da festa foram superadas. “Estamos muito agradecidos a todo povo de Guabiruba por ter aceitado o convite e vindo comemorar conosco o aniversário da cidade na 1ª Festa da Integração. Conseguimos resgatar as origens da população, lembrando nossos tempos de roça, de colono mesmo. A alegria dessa comemoração foi percebida no semblante, no sorriso e na espontaneidade das pessoas”, avaliou o prefeito, reforçando que a festa para o próximo ano já está sendo pensada.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio