2,5 toneladas de lixo são recolhidas durante descida do rio Itajaí-Mirim

Ação foi realizada no domingo, 19; o percurso iniciou no bairro Cristalina e terminou no Jardim Maluche

2,5 toneladas de lixo são recolhidas durante descida do rio Itajaí-Mirim

Ação foi realizada no domingo, 19; o percurso iniciou no bairro Cristalina e terminou no Jardim Maluche

Quase quatro horas de remadas no rio Itajaí-Mirim embaixo de chuva, cerca de 15 quilômetros percorridos e aproximadamente 2,5 toneladas de lixo recolhidas. Assim foi a quinta edição da Descida do Rio, realizada no domingo, 19. Participaram mais de 20 pessoas nos botes da Defesa Civil, além de quem foi com embarcação própria, como stand up paddle e caiaque.

O percurso iniciou no bairro Cristalina, onde o nível ​do ​rio é baixo e possui algumas áreas com maior correnteza. Neste trecho o rio também é mais limpo. Conforme o comboio seguia em direção ao Centro, o número de objetos descartados encontrados era maior. Pneus, brinquedos, calçados, garrafas, latas, plástico, tudo isso pode ser visto nas margens do rio. Em alguns lugares o mau cheiro também é perceptível.

No meio do trajeto uma equipe da Secretaria de Obras recolheu o lixo em uma caçamba para que os barcos fossem esvaziados. Ao fim do percurso, no bairro Jardim Maluche, foram recolhidos os demais objetos encontrados, o que resultou em 2,5 toneladas de material descartado de forma irregular. Além disso, em alguns pontos, os servidores do Samae fizeram coleta de água para análise.

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, ressalta que hoje há locais específicos para o descarte de materiais. “No trecho mais distante da cidade o rio e as margens estavam mais limpos, porém as pessoas ainda insistem em jogar coisas no rio. Talvez se todos fizessem esta descida, poderiam ver o rio com outros olhos e teriam uma consciência maior”.

Para o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki, a avaliação final foi positiva. “Algumas pessoas desistiram devido à chuva, mas o grupo conseguiu cumprir o que queríamos, aproveitar o rio e limpar o local”, finaliza.

A 5ª Descida do Rio foi realizada pela Defesa Civil de Brusque e Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) em parceria com o Samae, Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Educação, Obras, Saúde, Sesc, Zen S/A, Associação do Surf de Brusque, Casa de Aventuras, Sushi do Edu e Associação de Canoagem.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio