2ª Corrida e Caminhada do Rotary reúne centenas de participantes em Brusque

Evento teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade cuidar da saúde

2ª Corrida e Caminhada do Rotary reúne centenas de participantes em Brusque

Evento teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade cuidar da saúde

A 2ª Corrida e Caminhada Rotary Contra a Diabetes reuniu cerca de 250 participantes neste domingo, 11, em Brusque. Embora houvesse premiação, o verdadeiro objetivo do evento foi alcançado: a conscientização sobre hábitos saudáveis para a prevenção de doenças como a diabetes.

Apesar de ser apenas segunda edição, a corrida se consolida no calendário desportivo da região. Pessoas de vários lugares vieram para prestigiar e participar.

Sigfried Henschel saiu de Benedito Novo para correr | Foto: Marcos Borges

Sigfried Henschel foi uma dessas pessoas. Ele saiu de Benedito Novo, município distante cerca de 85 quilômetros de Brusque, só para correr no evento.

Henschel estava empolgado. Entre um aquecimento e outro, contou à reportagem o motivo de ter se deslocado tão longe só para correr.

O pai dele teve complicações de saúde antes de falecer e a família têm histórico de problemas cardíacos. “Não quero que aconteça comigo”, disse.

Henschel começou a praticar exercícios também por causa da sua condição. Há alguns anos, foi ao médico e viu que estava com a pressão muito alta.

O histórico familiar e o alerta dos exames foram o empurrão para que ele passasse a correr. O empolgado Henschel correu os 10 quilômetros.

Grupo de empresa brusquense participou da corrida | Foto: Marcos Borges

A corrida também faz sucesso entre os brusquenses e empresas. No meio das centenas de participantes destacava-se o grupo com a roupa da Quimisa.

Glederson Hort contou que o grupo já existe há três anos. Eles participam de diversos eventos.

Neste domingo, 16 pessoas do grupo compareceram. O objetivo central é, sempre, a prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis.

O trio Rodrigo Ribeiro, Francielen Tranquillo Sá e Daiana de Miranda, todos de Brusque, também não podia perder a oportunidade. “Viemos para ajudar uma causa nobre e também pela saúde”, comentou Rodrigo. “E também para se desafiar”, completou Francielen.

Pernas Solidárias recebeu doação de quatro triciclos para cadeirantes | Foto: Marcos Borges

Doação que vale muito
O grupo Pernas Solidárias novamente marcou presença. O coordenador Teodoro Pereira Filho estava agitado para, junto com outros voluntários, deixar tudo pronto para a largada.

Os cadeirantes participaram da corrida numa parceria em que o protagonista é a solidariedade. Cada um é empurrado por um atleta voluntário.

Oito integrantes do grupo participaram, sendo cinco de Brusque. Também vieram pessoas de Barra Velha para o município.

O detalhe é que o grupo brusquense estava com cinco triciclos para os cadeirantes. Isso porque quatro foram doados, dois cada um, pelo Rotary local e pela Associação Brusquense de Medicina (ABM), organizadores da corrida.

Pereira Filho disse que a doação é muito importante. No ano passado, o grupo havia participado com só uma cadeirante e, neste ano, já conseguiu ampliar a oferta para os cadeirantes terem um momento diferente.

O coordenador agradeceu ao apoio recebido não só pela organização. “O que mais me emociona é que a cidade está abraçando o projeto, que está crescendo rápido”.

Sucesso
O presidente da ABM, o endocrinologista Frederico Marchisotti, destacou, novamente, o objetivo central do evento e o apoio que os médicos deram para que a doação dos triciclos fosse possível.

“O objetivo é alertar para uma doença que está em expansão, que é a diabetes”, afirmou o médico e organizador do evento.

Maria Aparecida Frainer, presidente do Rotary de Brusque, afirmou que a promoção da Corrida faz parte da filosofia do clube. Um dos pilares da organização é a promoção da saúde.

A presidente disse que a corrida é um meio de envolver o Rotary e a sociedade neste trabalho de conscientização. Ela também destacou que serão doados 44 notebooks para duas escolas municipais de Brusque com o dinheiro arrecadado, além dos triciclos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio