2ª MaiBaum de Guabiruba será erguida no feriado de 1º de maio

Tradição alemã vem do século 16 e é um símbolo de organização e união da comunidade

2ª MaiBaum de Guabiruba será erguida no feriado de 1º de maio

Tradição alemã vem do século 16 e é um símbolo de organização e união da comunidade

A Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP) realiza amanhã as festividades para alçar a 2ª MaiBaum de Guabiruba. O cortejo sairá da sede da AACSP às 8 horas e seguirá até a rótula de intersecção da rua Imigrantes. A festa será animada por música ao vivo, comida típica alemã e chopp artesanal.

A tradição alemã vem do século 16 e é um símbolo de organização e união da comunidade. A MaiBaum, ou Árvore de Maio, é um mastro de madeira que diminui seu diâmetro para cima, pintada de branco e azul em forma espiral. São erguidas a cada cinco anos, obrigatoriamente no primeiro dia do mês de maio. 

A nova MaiBaum que poderá ser admirada amanhã foi colhida no ano passado e desde então tem sido preparada (podas dos galhos, secagem e pintura) em local secreto. Após a pintura, os preparativos são para a produção das placas-símbolos pelos zünfte (profissões artesanais).

Ela é erguida, segundo a tradição alemã, sem o auxílio de máquinas. A colocação acontece com o auxilio de duas estacas chamadas de schwaiberl (andorinhas). A parte superior da schwaiberl é unida com cordas firmemente amarradas, e então são pressionadas contra a MaiBaum erguendo-a. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio