Conteúdo exclusivo para assinantes

30% dos eleitores de Brusque terão o título de eleitor cancelado

Regularização da situação pode ser feita até o dia 9 de maio; não há cobrança de multa

30% dos eleitores de Brusque terão o título de eleitor cancelado

Regularização da situação pode ser feita até o dia 9 de maio; não há cobrança de multa

Chegou ao fim na sexta-feira, 15, a revisão do eleitorado em Brusque, Guabiruba e Botuverá. De acordo com dados do Cartório Eleitoral, dos 88.041 eleitores de Brusque, 70,95% compareceram à revisão. Em Guabiruba, dos 15.622 eleitores, 77,32% fizeram seu recadastramento. Já Botuverá teve o maior percentual de comparecimento à revisão: dos 4.394 eleitores, 90,26% compareceram.

O chefe da 86ª Zona Eleitoral, Guilherme Benedet, destaca que o comparecimento dos eleitores brusquenses ficou dentro da média. Segundo ele, a expectativa da Justiça Eleitoral para o município era atingir 80% de comparecimento. No entanto, ele destaca que bairros como o Santa Rita tem um grande percentual de idosos que já atingiram os 70 anos e, portanto, não são mais obrigados a ter o título de eleitor.

Outro motivo apontado por Benedet para o índice abaixo dos 80% de comparecimento foi a abertura tardia do posto de atendimento no Anfiteatro da Unifebe. “Tivemos muitos problemas técnicos no local e isso impossibilitou o atendimento mais cedo. Mesmo assim, não ficamos atrás de Itajaí, que registrou 68% e Balneário Camboriú, com 66%, por exemplo”.

Cancelamentos serão feitos a partir de janeiro

Benedet explica que quem não compareceu ao cartório até o dia 15, terá o título de eleitor cancelado. Como o processo precisa seguir um trâmite e a partir de sexta-feira, 22, o órgão entra em recesso de fim de ano, os cancelamentos serão feitos a partir de janeiro, sem uma data definida. Não há multa para o eleitor.

Aqueles que forem até o cartório fazer a biometria a partir de agora, até o início dos cancelamentos, entrarão em uma espécie de banco de erros, já que o cancelamento do título de eleitor ainda não foi efetuado. A situação, porém, será regularizada automaticamente.

O chefe do cartório destaca, entretanto, que até o dia 9 de maio de 2018, será possível regularizar a situação daqueles que não compareceram à revisão eleitoral. “As pessoas podem fazer o agendamento até o dia 9 de maio, que é o último dia para regularizar seu título e ter direito a votar na eleição de outubro”.

Atendimento com horário estendido seguirá em 2018

O cartório eleitoral de Brusque trabalha das 9h às 19h até hoje. Amanhã, quinta e sexta-feira, o atendimento será em regime de plantão, das 13h às 17h, atendendo somente aqueles que agendaram ou os que têm direito a atendimento preferencial.

Nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, o atendimento também será no regime de plantão, das 13h às 17h.

De 8 a 19 de janeiro, o atendimento ao público será das 12h às 19h. A partir do dia 22 de janeiro, o cartório volta com o horário estendido, das 9h às 19h, e segue até 9 de maio.

“O agendamento será a nossa ferramenta padrão para o atendimento. Aconselhamos quem não compareceu à revisão, já agendar para os próximos dias e não deixar para a última hora para não se incomodar”.

O agendamento é feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC): www.tre-sc.jus.br.

Números da revisão eleitoral na região

Brusque
70,95%
88.041 eleitores
62.467 compareceram à revisão

Guabiruba
77,32%
15.622 eleitores
12.079 compareceram à revisão

Botuverá
90,26%
4.394 eleitores
3.966 compareceram à revisão

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio