450 metros de novos passeios são instalados em Brusque

No mês de janeiro, passeios receberam os serviços de remoção dos entulhos e preparação da base. Desse total, 250 metros já foram pavimentados dentro do padrão municipal de calçada

450 metros de novos passeios são instalados em Brusque

No mês de janeiro, passeios receberam os serviços de remoção dos entulhos e preparação da base. Desse total, 250 metros já foram pavimentados dentro do padrão municipal de calçada

A parceria firmada por meio do programa Novas Calçadas entre moradores e a Prefeitura de Brusque possibilitou mudanças que já podem ser percebidos nos bairros da cidade. No mês de janeiro, 450 metros lineares de novos passeios receberam os serviços de remoção dos entulhos e preparação da base. Desse total, 250 metros já foram pavimentados dentro do padrão municipal de calçadas.

De acordo com o secretário de obras, Gilmar Vilamoski, o objetivo principal do programa está sendo atingido. “Nossa meta antes da construção de novos passeios é a conscientização da população, que hoje compreende mais fácil a importância de uma calçada padronizada e pavimentada em frente a sua propriedade”.

Vilamoski reforça que todos os dias, o responsável percorre a cidade fotografando cada passeio, para posteriormente entrar em contato com o proprietário. “Após entrar em contato com o dono do terreno ou residência, nós estabelecemos um prazo de três meses para que ele se mobilize em fazer a calçada. Caso passe o tempo estimado, o IBPLAN encaminha uma correspondência e aguarda novamente o retorno do cidadão. Após isso, se o proprietário não pavimentar sua calçada ele é notificado”.

Calçadas executadas em 2015

Em apenas três semanas de trabalho, importantes vias de grande movimentação de pedestres passaram pelos serviços de remoção da calçada antiga e construção de novo passeio. Na rodovia Antônio Heil, ao lado do Stop Shop, um comerciante firmou parceria com a Prefeitura e, além de garantir melhores condições de trafegabilidade aos pedestres, complementou a faxada de seu estabelecimento.

A rua Pedro Werner, no Centro, nas proximidades da delegacia regional, também passou pelas melhorias. O passeio ficou ainda mais bonito com a calçada arborizada. O morador que já havia plantado extremosas ao longo da passagem, fez a junção de dois importantes programas do município.

Já a rua Santa Cruz, no bairro Águas Claras, é uma passagem de intensa movimentação de crianças, pois a escola e os centros de educação infantil do bairro são localizados nas proximidades da via. O proprietário de uma residência não beneficiou apenas sua casa, que recebeu um novo visual após a pavimentação do passeio, mas também, uma grande quantidade de moradores da localidade.

Além dos bairros Centro, Santa Terezinha e Águas Claras, o programa também foi realizado em janeiro nos bairros Souza Cruz, Dom Joaquim, Primeiro de Maio, Guarani, São Luiz e Limeira Baixa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio