7º Encontro Nacional de Motos 2 Tempos bate novo recorde

Evento atraiu centenas de apaixonados por motocicletas vindo de vários cantos do Brasil

7º Encontro Nacional de Motos 2 Tempos bate novo recorde

Evento atraiu centenas de apaixonados por motocicletas vindo de vários cantos do Brasil

Durante o último fim de semana, Brusque se tornou a capital nacional das motos 2 tempos. O município foi, no sábado e domingo, o ponto de encontro da “família 2 tempos”, como dizem os apaixonados por essas motocicletas, no 7º Encontro Nacional de Motos 2 Tempos.

Nesta edição, o evento se consolidou e atraiu muita gente de vários estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e outros. Carlos Edson Kroth, o Edinho, comemora o resultado, com cerca de 600 motos participantes neste domingo, 7.

“Batemos o recorde”, resume Edinho. No ano passado, o 6º Encontro Nacional reuniu mais de 400 motos do tipo 2 tempos no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Com isso, segundo o RankBrasil, atingiu a marca de maior evento com essas motos no país.

O pavilhão ficou lotado durante os dois dias com as motos. Muitas pessoas vieram rodando na estrada com elas, mas outros as trouxeram na carroceria de camionetes devido à chuva que caiu insistentemente.

Edinho diz que o evento foi um sucesso, como o planejado. O passeio de moto ocorreu conforme previsto perto do meio-dia de domingo e foi bem organizado.

“Nos sete anos de evento, nunca tivemos nenhum problema. Um segurança nunca teve que tirar alguém para fora. Aqui, todo mundo é amigo”, afirma Edinho Kroth.

No domingo à tarde também foi realizado um workshop sobre moto 2 tempos. Nesta edição, não teve a tradicional foto aérea com o “2 T” dentro de um coração porque a chuva apagou as marcações no chão.

Em vez da formação, a organização promoveu uma “sinfonia 2 tempos”. Todos os motociclistas aceleraram suas motos aos momento tempo.

Eles obedeceram os comandos de Edinho, que de cima do caminhão fez o sinal para quando deveriam acelerar, como se fosse um maestro em uma orquestra. Ele diz que foi um sucesso e a “sinfonia” muito bonita.

Jonatas Yamaheyro é um dos administradores do grupo Yamaha 2 Tempos no Facebook | Foto: Marcos Borges

De São Paulo para Brusque
Jonatas Davi, mais conhecido como Jonas Yamaheyro, é um dos administradores do grupo Yamaha 2 Tempos, que tem 59,3 mil membros no Facebook e começou na época do Orkut.

Jonatas é comerciante no ramo de restauro de motos e recuperação de rodas para motos e carros em Praia Grande, na Baixada Santista, em São Paulo. Ele veio pela terceira vez consecutiva para o Encontro Nacional em Brusque.

Embora seja empresário e tenha o objetivo de vender, Jonatas também veio para participar porque é um apaixonado inveterado pelas motos, em especial pelas Yamaha.

Em seu espaço, Jonatas expôs algumas capaz de banco para motos Yamaha que ele mesmo faz. Os fabricantes industriais que vendem esse tipo de artigo nem sempre prestam atenção nos detalhes, mas Jonatas, como trabalha com restauro e ama essas motos, tem todo o cuidado para que a cor, a textura e as letras saiam exatamente como no original. Para ele, o evento foi um sucesso.

Lucas Ferreira saiu de Toledo e veio a Brusque pela primeira vez | Foto: Marcos Borges

Amor à RD 135
Um dos xodós dos amantes por 2 tempos é a Yamaha RD 135. É um clássico que não sai de moda e atrai cada vez mais amantes.

Lucas Pereira Ferreira saiu de Toledo, no Oeste do Paraná, próximo a Cascavel, e veio para o Encontro Nacional de Motos 2 Tempos pela primeira vez.

Ele soube do evento através de Edinho. Embora vivam em estados diferentes, eles se conhecem por causa do interesse em comum.

No evento, é normal encontrar pessoas aleatórias que moram muito longe uma das outras, mas têm amizade. “Com essas motos, você cria uma família e muitas amizades”, explica Ferreira.

Pela primeira vez no evento, ele aprovou. “É um evento muito falado. Está muito maneiro, está top”, declara o morador do Paraná.

Chittos tem um canal no YouTube sobre RD 135 com milhares de inscritos | Foto: Marcos Borges

Youtuber de RD 135
Rodrigo Cesar Domingues, o Chittos, de São Paulo (SP), é reconhecido por seu canal no Youtube chamado “Chittos RD 135”, com mais de 14 mil inscritos. “Eu soube do evento primeiro pela rede social e depois pelo Edinho, o evento é top”, diz o youtuber.

Chittos é um exemplo do que é movimento de 2 tempos hoje em dia. Há canais no YouTube, grupos e páginas no Facebook e comunidades especializadas nessas motocicletas.

No caso dele, o canal é exclusivamente sobre Yamaha RD 135. Durante o evento, Chittos transmitiu ao vivo em seu canal alguns momentos do Encontro Nacional.

Ele veio acompanhado da esposa Juliana Ferreira dos Santos e o filho Augusto Ferreira Domingues, que com apenas 2 anos e 6 meses já está “pegando gosto” pelas motos 2 tempos.

Na ordem, as amigas Monique, Thaynara e Dandara, do Yamaloucos de Blumenau | Foto: Marcos Borges

Amigas unidas pelas 2 tempos
Integrantes do grupo Yamaloucos, de Blumenau, as amigas Dandara de Borba, Monique da Costa e Thaynara Eggert são figurinhas carimbadas no evento em Brusque, já que elas participaram nos últimos quatro anos.

Dandara conta que ela sempre quis ter uma Yamaha DT 200. Em setembro do ano passado, ela trocou a sua Biz por uma DT 200 e realizou o sonho.

A amiga Monique conta que possui uma RD 135, ano 1995, junto com o namorado. O modelo mais antigo também a cativou. “A gente anda bastante com ela, vai trabalhar e tudo”, comenta. O casal também tem uma moto de trilha DT 180.

Thaynara e o namorado têm duas RD 135, uma vermelha e uma branca. Ela é uma apaixonada por motos. “Mas tem que ser moto 2 tempos, não pode ser qualquer moto”, comenta.

As três fazem questão de mencionar o amigo e mecânico do grupo, William Motor Performance.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo