Em novembro de 2008, os moradores do Vale do Itajaí enfrentaram um dos piores desastres climáticos da história de Santa Catarina, junto com as inundações de 1974, 1983, 1984, 1995, 2005. O excesso de chuva entre os dias 20 e 24 de novembro provocaram inundações, enchentes e deslizamentos de terra nas encostas dos morros.

Segundo dados da Defesa Civil, 63 cidades entraram na ocasião, em situação de emergência, 14 em estado de calamidade pública, 135 mortes e 1,5 milhão de pessoas foram atingidas.

Brusque também sofreu com transtornos provocados pelo tempo severo, principalmente com deslizamentos, por sorte, sem vítima fatal em nossa cidade. Quanto ao Rio Itajaí Mirim, seu nível naquela ocasião se manteve bem acima do normal porém, a situação em nosso município só não foi pior devido as chuvas no Alto Vale que não foram tão intensas.

Separei abaixo, algumas fotos das consequências daquele evento climático severo registradas na época, algumas extraídas da internet, outras registradas por mim.