9ª Festa Italiana acontece neste sábado em Guabiruba

Mais de 3 mil pessoas são esperadas no evento

9ª Festa Italiana acontece neste sábado em Guabiruba

Mais de 3 mil pessoas são esperadas no evento

Neste sábado, 16, acontece a 9ª Festa Italiana, no Oratório Santo Antônio, bairro Lageado Alto, em Guabiruba. O evento é uma realização da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig) e da Prefeitura de Guabiruba, com o apoio da Associação Visite Guabiruba (Avigua).

São esperadas cerca de 3 mil pessoas, entre moradores de Guabiruba e Brusque e turistas de outras cidades do estado, que vêm de excursão.

“A festa tem resgatado e preservado a identidade italiana do município. Com a festa, conseguimos através das suas atividades culturais divulgar o aspecto da cultura italiana”, enfatiza Amilton Stedile, diretor administrativo da Acig.

Veja também:
Vídeo no Zoobotânico de Brusque viraliza no WhatsApp

Após pedido de recuperação extrajudicial, RenauxView projeta continuidade 

Assalto no aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, durou menos de 10 minutos

A programação da nona edição conta com diversas apresentações culturais. Neste ano, a novidade é a apresentação do grupo Folk Trentino di Rodeio, da cidade de Rodeio, com seus trajes de Carnevale di Venezia.

Outra novidade é a presença do dragão de Guabiruba, lenda da cidade originada no bairro Lageado Alto.

O evento também conta com a participação do casal folclórico Nono e Nona, interpretados pelos irmãos Olímpio Comper e Romi Maria Comper.

Durante a festa, os dois interagem com o público como se fossem os nonos. “É legal porque a gente está trazendo um pouquinho do que os nossos avós eram antigamente: o jeito de se vestir, de agir um com o outro e algumas brincadeiras que eram feitas na época”, diz Olímpio.

“É levar para a frente o que a gente aprendeu”, complementa Romi.

Foto: Wendel Rudolfo

Museu italiano

Com os recursos obtidos com a festa, o objetivo da Acig é dar continuidade à construção do Memorial Ítalo Guabirubense Sacristão Francesco Celva, localizado ao lado da capela Imaculada Conceição, no Lageado Alto, em Guabiruba.

O museu reúne utensílios, instrumentos de trabalho, livros, fotos, entre outros objetos dos imigrantes italianos. Durante o sábado, 16, o museu estará aberto para visitação das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Prato típico

No local haverá almoço ou jantar típico, no valor de R$ 35 por pessoa. Os cartões são vendidos apenas antecipadamente e podem ser adquiridos no site One Ticket ou na loja Stedile Materiais de Construção, na rua Brusque, 1261, no Centro, em Guabiruba.

No entanto, durante o dia haverá venda de pizza, pastel, polenta frita com queijo, cuca, entre outros produtos.

Programação

O evento inicia com missa italiana às 10h, que será celebrada pelo padre Éder Celva, no idioma trentino e no português.

  • 11h30 às 13h30: Almoço típico italiano
  • 12h: Filó Italiano com apresentações culturais
  • 18h30 às 20h30: Jantar típico italiano
  • 19h: Competições italianas
  • 19h30: Apresentação de dança do grupo Folk Trentino di Rodeio com seus trajes de Carnevale di Venezia
  • 20h: Show da Pisa da Uva
  • 20h30: Baile com a banda Família Paganini