9ª Conferência Municipal de Assistência Social avalia andamento das políticas públicas em Brusque

Propostas sugeridas serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência

9ª Conferência Municipal de Assistência Social avalia andamento das políticas públicas em Brusque

Propostas sugeridas serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência

Na tarde deste sábado, 3 de agosto, aconteceu a IX Conferência Municipal de Assistência Social, na Uniasselvi/Assevim. Nesta edição a conferência adotou o tema “Gestão e financiamento na efetivação do SUAS”, e o objetivo do encontro era avaliar o andamento das políticas públicas de assistência existentes, discutir e desenvolver novas propostas, que possam ser encaminhadas para a etapa estadual da conferência, até que se tornem diretrizes relevantes para melhorar ainda mais os serviços para a população.
 
A secretária municipal da área, Patrícia Pycokz Freitas, apresentou as deliberações das conferências de 2005, 2007, 2009 e 2011 que já foram implementadas pela pasta em Brusque, aproveitando para avaliar as políticas públicas já existentes no município e seu impacto na população, além de discorrer sobre os projetos que já estão programados para esta gestão.
 
Ainda compunham a mesa de debates a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Helena Dias, e como representante dos usuários de Assistência Social, o jovem Antônio Flávio Ramos dos Santos, morador do Loteamento Sesquicentenário. Ambos expuseram exemplos diferentes sobre como a assistência social do município passou por avanços. A primeira lembrando sobre a participação popular e o reconhecimento aos trabalhos dos conselhos que foi potencializado nos últimos anos; e o segundo, destacando os critérios igualitários que norteiam a destinação de benefícios e serviços para os usuários que procuram apoio na pasta.
 
Os participantes foram divididos em cinco grupos, com eixos temáticos para debate, de forma que dali nasçam as sugestões de polítcas públicas de assistência social para serem encaminhadas à Conferência Estadual. As propostas sugeridas em Brusque serão levadas por delegados eleitos, ao final do evento, para a etapa estadual da conferência.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio