A cada quatro anos: conheça moradores de Brusque que comemoram aniversário em 29 de fevereiro

Neste ano bissexto, aniversariantes farão uma festa ou viagem para marcar a data especial

A cada quatro anos: conheça moradores de Brusque que comemoram aniversário em 29 de fevereiro

Neste ano bissexto, aniversariantes farão uma festa ou viagem para marcar a data especial

Fazer aniversário a cada quatro anos pode ser algo inimaginável para muitos, mas essa é a sensação de quem nasceu no dia 29 de fevereiro. Para os moradores de Brusque que fazem aniversário neste dia, apesar de demorar para chegar, a data é especial e merece ser comemorada.

Davi Loch foi um dos sortudos que nasceu nesse dia. Hoje ele tem 8 anos e já entende que faz aniversário em uma data diferente. A última vez que assoprou as velhinhas no dia 29 de fevereiro, o pequeno tinha 4 anos. Por isso, ele está ansioso para o aniversário deste ano.

A mãe, Catia Hofmann May, 47 anos, perguntou várias vezes ao médico se o pequeno viria ao mundo no dia 29 de fevereiro e ele certificou que isso não aconteceria. Ela agendou a cesária para a manhã do dia 1º de março, mas a bolsa estourou na madrugada do dia 29.

“Eu sentia que ele nasceria no dia 29. Dito e feito. Foi bem interessante. Quando o médico chegou no hospital e me viu lá e começou a rir”. Ela não queria que ele nascesse nesta data devido à comemoração do aniversário, mas hoje já está acostumada.

Ela conta que tentou registrar o pequeno em outra data, mas a mudança não é mais permitida, conforme com a lei 12662/2012. “É um dia diferente que a cada quatro anos chega”, brinca.

Parto do Davi estava programado para o dia 1º de março | Foto: Arquivo pessoal

Nascimento “por acaso”

A pequena Débora Dias de Abreu nasceu nesse dia por um acaso. Segundo a mãe, Eliziane Dias de Lima, o parto deveria ocorrer entre o dia 4 ou 5 de fevereiro. Por esse motivo, toda semana ela visitava o médico para acompanhar a bebê, que nasceu com quase 42 semanas.

“O médico estava quase marcando a cesárea, mas eu senti as dores naquele dia e fui para o hospital”. A mãe não reparou que a filha estava prestes a nascer no dia 29 de fevereiro. “No dia nasceu bastante criança, acho que foram umas 18 crianças”.

Eliziane diz que a filha, que hoje está com 8 anos, já entende as razões de fazer aniversário a cada quatro anos, pois já estudou o assunto no colégio. “Ela sempre explica que faz aniversário de quatro em quatro anos, ela acha divertido e diferente”, conta.

Ingo Hassmann também nasceu no dia 29 de fevereiro. Ele completará 56 anos e considera a data especial justamente por acontecer a cada quatro anos.

Ele conta que os familiares já se acostumaram com a data e fazem questão de torná-la mais especial quando ele completa aniversário no dia exato. “Gostar eu não gosto, porque faço aniversário só de quatro em quatro anos, daí não adianta”, brinca.

Débora deveria nascer no início de fevereiro, mas veio ao mundo no dia 29 de fevereiro | Foto: Arquivo pessoal

Nova data para comemoração

Se engana quem pensa que os nascidos no dia 29 de fevereiro não comemoram o aniversário. Normalmente eles fazem uma celebração nos dias 28 de fevereiro ou 1º de março. De quatro em quatro anos, quando a data aparece no calendário, os aniversariantes e familiares fazem questão de celebrar e assoprar as velinhas.

Elizandra diz que o combinado era fazer o aniversário da filha até os 6 ou 7 anos, mas como este ano tem o dia 29 de fevereiro, a família fez questão de realizar uma festa que acontecerá neste sábado. A temática de unicórnio será a decoração da festinha de 8 anos da pequena Débora. “Ela está toda empolgada e fala que este será o segundo aniversário dela”.

A mãe diz que a próxima festa será aos 12 anos, quando o dia 29 de fevereiro voltar aos calendários. “A cada quatro anos terá a festinha. Ela fica mais feliz quando tem o dia no ano”.

No ano em que existe o dia 29 de fevereiro, Hassmann opta por uma viagem ou uma festa para mais convidados. Ele conta que quando era criança os pais deixavam ele escolher se o aniversário seria comemorado no dia 28 de fevereiro ou 1º de março. Para este ano, ele está planejando uma viagem com a família.

A família do pequeno Davi optou por comemorar o aniversário no dia 1º de março, data em que estava marcada a cesárea. Com base nisso, a mãe mandou confeccionar lembrancinhas para maternidade com a data do dia 1º, mas foi surpreendida com o nascimento antecipado. Por esse motivo, todos os anos em que o dia 29 não aparece no calendário de fevereiro, o aniversário é comemorado no dia 1º de março.

Este ano a comemoração também será com uma viagem para celebrar o dia especial. “Vamos viajar e comemorar o aniversário dele em uma termas e ele está muito feliz. Com quatro anos ele era muito pequeno e agora que está começando a entender”, destaca.

Nos anos com o dia 29 de fevereiro, Ingo Hassmann gosta de comemorar o aniversário de um jeito especial | Foto: Arquivo pessoal
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo