Abaixo da meta, Brusque e Guabiruba prorrogam vacinação

Imunização nos dois municípios continua até a próxima sexta-feira, 12

Abaixo da meta, Brusque e Guabiruba prorrogam vacinação

Imunização nos dois municípios continua até a próxima sexta-feira, 12

Brusque e Guabiruba imunizaram 78,22% e 75% da população, respectivamente, durante a campanha da vacinação contra a gripe deste ano. A meta do Ministério da Saúde é que 80% das pessoas dos grupos de risco sejam imunizadas e, como estão abaixo do número estipulado pelo órgão, os dois municípios decidiram prorrogar o período de vacinação até a próxima sexta-feira, 12.

Os grupos de risco são representados por idosos, gestantes, crianças de seis meses até cinco anos, mulheres que acabaram de dar à luz, trabalhadores da saúde e indígenas. Em Brusque, cerca de 20 mil pessoas estão neste grupo e apenas os idosos já atingiram a meta, 80,52% deles já tomaram a vacina. De acordo com Clotilde Imianowsky, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, afirma que falta pouco mais de 400 pessoas para que todos os grupos atinjam 80%.

“A princípio precisamos completar a meta com os profissionais da saúde – faltam apenas 38 pessoas que precisam ser imunizadas -, crianças, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) e grávidas. Esperamos conseguir imunizá-las até sexta-feira”, revela Clotilde. As doses serão oferecidas em todas as unidades de saúde de cidade, exceto no posto da Volta Grande.
Casa por casa

Em Guabiruba, para atingir a meta os agentes de saúde pretendem ir na casa das pessoas que ainda precisam ser imunizadas. No total, 3.089 pessoas precisam tomar a vacina, mas somente 2.294 procuraram as unidades de saúde para tomar a dose. “Faltam apenas 5% das pessoas, acredito que até o final de semana, fazendo uma campanha mais intensa, conseguimos finalizar a campanha da gripe aqui na cidade”, garante Ana Lucia Polentino, que coordena a Vigilância Epidemiológica no município.

A campanha teve início no dia 4 de maio, com previsão de encerramento no dia 22 deste mês. Para atingir a meta de imunizar 80% do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até a última sexta-feira, 5. Apenas cinco estados atingiram a meta, entre eles, Santa Catarina, com 82,18% das pessoas imunizadas. Apesar de muitos estados ainda não terem chegado ao número mínimo estipulado, o órgão decidiu não prorrogar a data, mas orientou que estados e municípios continuassem a vacinação ate conseguir atingir 80% de imunização dos grupos de risco.
Botuverá atinge a meta

Botuverá atingiu a meta dentro do prazo esperado. Até sexta-feira, 5, 87,45% das pessoas que fazem parte do grupo de risco tomaram a dose da vacina contra a gripe. Mesmo dentro do alcance estipulado pelo Ministério da Saúde, a recomendação do órgão é que a vacinação continue enquanto durarem os estoques.

“Atingimos a nossa meta bem rápido, nossa população é menor e todos os anos temos essa facilidade. As pessoas sempre nos procuram para tomar a vacina. Mesmo assim, sobraram doses e enquanto tivermos aqui nas unidades de saúde, deixaremos disponível para aqueles que pertencem aos grupos de risco e que ainda não se vacinaram”, revela Tamires Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Botuverá.

Cobertura em Brusque

Crianças 77,54%
Trabalhadores da Saúde 78,16%
Gestantes 64,64%
Mães recentes 68,50%
Idosos 80,52%

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio