Abapo realiza 17ª Exposição de Orquídeas Labiatas e aponta crescimento de visitantes

Evento começou nesta sexta-feira e seguirá até domingo

Abapo realiza 17ª Exposição de Orquídeas Labiatas e aponta crescimento de visitantes

Evento começou nesta sexta-feira e seguirá até domingo

A 17ª Exposição de Orquídeas Labiatas da Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais (Abapo) está acontecendo pela primeira vez na Fip. O evento que começou nesta sexta-feira, 22, será realizado até domingo, 24.

Ao todo, 22 expositores participam da Fip Flowers – a feira das flores. É possível encontrar mudas de orquídeas, cactos, bonsais, plantas ornamentais, produtos para jardinagem, artesanato e móveis de ferro.

Além disso, foi realizada na manhã desta sexta-feira o concurso de orquídeas que elencou em 23 categorias as plantas mais belas. As vencedoras estão sendo expostas no hall de entrada do evento. O foco desta edição é a Cattleya labiata, flor tradicional do nordeste do Brasil.

Conforme a gerente de eventos da Fip, Eunice de Souza, a ideia de fazer a exposição surgiu após uma conversa com a Abapo. O intuito era levar uma exposição de flores no estabelecimento. “As ideias se cruzaram. Nós tínhamos a mesma proposta e projeto, então resolvemos unir as forças para fazer esse evento”, esclarece.

Turistas fizeram uma pausa nas compras para conferir a exposição / Foto: Eliz Haacke

Eunice afirmou que a construção do ambiente foi pensada nos mínimos detalhes e que muitas pessoas a abordaram para comparar o evento com a tradicional exposição de Joinville, a Festa das Flores.

O coordenador da Abapo, Roberto Kohler, avalia positivamente o primeiro dia do evento. Segundo ele, a exposição na Fip atraiu mais pessoas devido o fluxo intenso de clientes e turistas que fazem compras nas lojas do local. “Para mim, desta sexta-feira de manhã até domingo, eu acho que vai dar mais de 30 mil pessoas”, revela o coordenador sobre o número de visitantes.

Participando pela primeira vez do evento, Rafael de Souza, de Blumenau, veio expor as plantas bonsais. “É muito bom que a iniciativa privada abrace esses círculos e orquidófilos para ajudar eles a se desenvolverem”, avalia. Ele informou que o movimento do primeiro dia foi positivo, mas acredita que no sábado e domingo o número de público será melhor.

Rafael de Souza aproveitou a feira para expor bonsais / Foto: Eliz Haacke

Eliane Maria de Souza dos Santos, de Ilhota, já participou de outras exposições de orquídeas na cidade e é uma das integrantes da Abapo. Ela frequenta eventos do ramo desde 2000 e considera que devido a localização da feira, a expectativa de movimento é grande. “Nos outros eventos começa a aparecer gente de noite e hoje desde às 9h tem gente”, explica.

O morador de Palhoça, Manoel Silveira veio expor e vender as orquídeas na cidade pela segunda vez. Para ele, realizar o evento na Fip foi uma boa escolha da associação. “Essa integração entre associação e centro comercial acredito que tem tudo para dar certo”, avalia.

A turista Maria Teresa de Oliveira Barreiros, de Florianópolis, veio até a cidade fazer compras e aproveitou para conferir a feira. Ela é apaixonada por flores e ficou encantada com o evento. “Está lindíssimo. A gente se surpreende porque tem uma flor mais linda que a outra”, conta.

A organização já planeja a segunda edição do Fip Flowers para novembro e terá como destaque a orquídea Laelia purpurata, flor que é conhecida como símbolo do estado de Santa Catarina.

Destaque desta edição é a orquídea Cattleya labiata / Foto: Eliz Haacke

Serviço
Sexta-feira, 22
Das 9h às 21h

Sábado, 23
Das 9h às 21h

Domingo, 24
Das 9h às 18h

A Fip está localizada na rodovia Antônio Heil, no quilômetro 23, bairro Santa Terezinha, em Brusque.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo