Abertas as inscrições para a 21ª edição dos Jogos Abertos Comunitários

Jacobs começam em 15 de agosto com cerca de 4 mil participantes em 23 modalidades

Abertas as inscrições para a 21ª edição dos Jogos Abertos Comunitários

Jacobs começam em 15 de agosto com cerca de 4 mil participantes em 23 modalidades

Os líderes das comunidades brusquenses já podem realizar a inscrição para a disputa da 21ª edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Trofeú Jornal Município 60 anos. As fichas estão disponíveis desde terça-feira, 2, no site da prefeitura (www.brusque.sc.gov.br) ou podem ser retiradas diretamente na Fundação Municipal de Esportes. Segundo o coordenador de Esporte e Participação da FME, Eduardo Henrique Gohr, cada líder comunitário deve cadastrar sua comunidade até 28 de julho, data final para que as fichas sejam entregues na FME. Em algumas modalidades, a liderança comunitária só precisa confirmar a participação. Em outras, é necessário constar o nome dos atletas inscritos já neste momento”, explica.

Os interessados em disputar alguma das 23 modalidades ofertadas podem procurar diretamente o líder comunitário de seu bairro. O nome e contato do responsável pode ser obtido através do telefone da FME (3351-3384).

Competição terá novas atrações

Os Jogos Abertos Comunitários/Troféu Jornal Município 60 anos vai envolver cerca de 4 mil participantes de 30 bairros brusquenses. Uma das novidades este ano é a inclusão do basquete de rua (streetball). “É uma modalidade nova que passa a entrar nos jogos a pedido dos membros das próprias comunidades”, ressalta Gohr. O atletismo também terá mudanças. Duas novas provas vão fazer parte da modalidade: a corrida do saco e o cabo de guerra, no naipe masculino e feminino. Outra alteração ocorrerá no ciclismo. O BMX deixa de ser uma das provas da competição para dar lugar ao passeio ciclístico. “Esse é um público que vem crescendo na cidade e queremos atingir. Não vamos avaliar a ordem de chegada, pois o objetivo não é competitivo. Ganha a comunidade que trouxer o maior número de participantes”, comenta Gohr. As outras duas provas da modalidade são o mountain bike e o ciclismo speed. “O ciclismo speed já tínhamos. É o pessoal que corre na estrada. Teremos também o que denominamos de Desafio de Mountain Bike. Este é um público diferente, que não se encaixa no passeio e nem no mundo competitivo, mas que tem como característica pedalar durante longos percursos por estradas com e sem pavimentação”, ressalta Gohr.

Idade mínima

Também houve mudança na idade mínima para participar da competição. Os atletas de 14 anos podem continuar competido, mas apenas nas disputas que ocorrem durante o dia: atletismo, ciclismo, futsal feminino, futevôlei, tênis de mesa, vôlei de areia e xadrez. “As que são à noite, a idade mínima é 16 anos completos”.

Liberação de atletas

A FME também fez uma adequação no artigo 39 da competição, no que trata da liberação de atletas para outras comunidades. “Antes não era permitido. Este ano, abrimos algumas possibilidades para cinco modalidades: basquete masculino, bocha rafa volo, bolão 23, handebol e voleibol.”, explica Gohr. Ele ressalta, no entanto, que existem duas premissas para que os atletas possam representar outras comunidades: ter autorização por inscrito do líder de seu bairro e estar sobrando na formação da equipe da sua comunidade habitual. “Essa liberação só pode ocorrer quando a comunidade que ele mora está com número sobrando de atletas na modalidade à qual ele tem interesse. Em caso de exceção, não de falta. Queremos atingir os excessos, para que a pessoa que está sobrando possa participar dos jogos também”, frisa.

Roupagem nova

Para a edição de 2014 dos Jacobs, a FME pretende ampliar a participação comunitária na competição. O superintendente, Deivis da Silva, aborda a iniciativa como uma ‘nova roupagem’. Para isso, a entidade busca parceiros para incentivar o evento. O primeiro deles foi o Jornal Município, que vai levar o nome do troféu da competição pelas próximas três temporadas. A Secretaria de Comunicação (Secom) será a responsável por propagar as informações à imprensa. Entre as ações para aumentar a interação popular e fomentar a disputa está o resgaste do desfile das delegações no dia do cerimonial de abertura. Eduardo Gohr explica que anteriormente cada comunidade marcava um ponto por integrante que participava, podendo no máximo somar dez. “A comunidade que não participasse era excluída. Mas achamos que não era justo penalizar a todos”. Com o retorno do desfile este ano, a FME definiu que cada bairro será representado por cinco integrantes. “Vamos trabalhar em cima das lideranças comunitárias para que, efetivamente, elas tragam estas cinco pessoas. A comunidade que não trouxer perderá dois pontos por integrante que não comparecer, mas não haverá mais exclusão”, explica.

Serviço
Jogos Abertos Comunitários/Troféu Jornal Município 60 anos
Data: De 15 de agosto a 12 de setembro
Inscrições: De 1ª a 28 de julho (fichas no site: www.brusque.sc.gov.br)
Informações: 3351-3384 ou fme@brusquesc.gov.br

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio