Acadêmicos de Brusque desenvolvem produtos com base no conceito de moda consciente

Melhores projetos foram premiados com troféus, medalhas e bolsa de estudo em escola de idioma

Acadêmicos de Brusque desenvolvem produtos com base no conceito de moda consciente

Melhores projetos foram premiados com troféus, medalhas e bolsa de estudo em escola de idioma

Durante dois meses, 21 acadêmicos da 5ª, 6ª e 7ª fases do curso de Design de Moda da Uniasselvi tiveram a missão de desenvolver projetos utilizando os conceitos de redução, reutilização e reciclagem em suas criações.

A ideia surgiu durante a disciplina de Gestão de Design, ministrada pelo professor Rodrigo Schlindwein, que desafiou os alunos a desenvolverem projetos visando a sustentabilidade, dentro do conceito de moda consciente.

Leia também:
Confira produção dos vereadores de Brusque no primeiro semestre de 2018

Servidora ganha na Justiça redução de carga horária para cuidar de filho com paralisia cerebral 

“A ideia foi mostrar que a moda não é só fazer roupa, mas também tem essa pegada de estimular o consumo consciente”, destaca o professor.

Além do produto, propriamente dito, os acadêmicos precisaram desenvolver um plano de negócios viável. Entre os materiais utilizados para a criação dos produtos estavam retalhos, filtros de café usados e  calças jeans velhas. “Precisaria ter um valor de design agregado e ao mesmo tempo contribuir para reduzir a poluição”, diz.

Além da disciplina regular do curso, o projeto fez parte do programa de extensão universitária que tem como objetivo fazer os alunos realizarem ações que usem o conhecimento adquirido na universidade para o benefício da comunidade.

“Este projeto casou muito bem com o programa de extensão, pois conseguiu abranger não só o conceito da sustentabilidade, mas também da redução de consumo e reutilização de materiais, e os projetos apresentados foram muito interessantes e totalmente viáveis”, destaca Ana Clara Marques, coordenadora do programa de extensão universitária da Uniasselvi.

Premiação
Na terça-feira, 17, foi realizada a entrega do Prêmio Ecodesign Uniasselvi, com o objetivo de valorizar os alunos que fizeram parte do projeto. Os trabalhos foram avaliados por professores de design e demais professores da instituição que julgaram os materiais utilizados, criatividade, usabilidade e estética.

“Fiquei bem contente com os resultados, satisfeito com o empenho dos alunos que em pouco tempo criaram produtos tão interessantes. A ideia inicial nunca foi premiar, mas disseminar o consumo consciente, a sustentabilidade”, destaca Schlindwein.

Leia também:
Complexo de Azambuja instala 16 câmeras de monitoramento para coibir crimes

Observatório Social de Brusque apresentará plano de fiscalização para prefeitura 

O projeto vencedor foi o intitulado “Amor a quatro patas”, das alunas Daiane Laiz Albrecht, Inêz Pranger e Ketelyn Silva de Souza, que criaram mantas, casinhas e acolchoados sustentáveis para pets, que foram doados para a Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra).

O segundo lugar ficou com o projeto “Coffeecologic”, das alunas Henrica Heloise Bertolini, Adriele Cipriani do Nascimento e Jackeline Aparecida Hugen Hach, e o terceiro lugar foi para as mochilas com resíduos têxteis e tecnológicos, idealizado por Micheli dos Santos Madeira Fischer, Shirlei Vargas e Igor Mafra.

Os três primeiros colocados receberam o troféu Ecodesign Uniasselvi, confeccionado com plástico reciclável de origem vegetal e feito em impressora 3D, e uma bolsa de estudos de uma escola de idiomas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo