Ação educativa diverte participantes da Fenarreco

Campanha Paz no Trânsito aplica teste de bafômetro nos visitantes da festa

Ação educativa diverte participantes da Fenarreco

Campanha Paz no Trânsito aplica teste de bafômetro nos visitantes da festa

De uma maneira descontraída, os participantes da 28ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) participaram da campanha Paz no Trânsito na noite de quinta-feira, 10. A ação foi realizada pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque, em parceria com profissionais do Detran. 

– Essa campanha tem objetivo de ampliar as fiscalizações e educar a população -, informa o secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem, o Paulinho.

Nesse ano, a ação foi inovada e, foram utilizados bafômetros descartáveis. –Fizemos a compra por meio de licitação e usamos recursos de multas para a aquisição -, conta Paulinho. Durante a realização dos testes, os visitantes da festa que participavam eram divididos em “Motoristas da Rodada” e os que “Vão de Carona”.

-São adesivos de duas cores, o vermelho e o verde com esses dizeres. Ninguém é penalizado ou multado. É apenas um teste, uma ação divertida para conscientizar -, diz o secretário.

O prefeito da cidade, Paulo Eccel foi um dos primeiros a realizar o teste. O resultado foi: “Vou de carona”. – É uma iniciativa extraordinária. Essa forma engraçada de sensibilização mostra para as pessoas que é possível se divertir, confraternizar, mas que está proibido beber e dirigir -, elogia. 

Acompanhado da primeira-dama, Elizabete Eccel, o prefeito afirmou: – Ao sair de casa fui liberado pela Beth e hoje, quem dirige é ela -.

A coordenadora de convênios e multas do Detran Santa Catarina, Graziela Casas Blanco também participou da ação. Junto com outras servidoras, elas orientaram o público, entregaram panfletos educativos e aplicaram o teste do bafômetro.

– Nós temos uma campanha chamada: Balada pela vida – álcool e direção morte fatal. Estamos presentes em diversas festas do estado e, em especial, nessas de outubro. A intenção não é proibir ninguém de beber, apenas chamar a atenção para os perigos do álcool na direção -, detalha. 

Participantes aprovam campanha

Há dois meses morando em Brusque e, pela primeira vez participando da Fenarreco, Felipe Martins, 25 anos, de São Paulo, está encantado com a festa. Na companhia de alguns amigos, ele realizou o teste do bafômetro. 

-Muito boa, muito legal essa ação. Serve mesmo para conscientizar as pessoas. Até mesmo para aprender e lembrar de que, se beber, não dirigir -.

O brusquense Marcolan Batista, 32, acha a campanha Paz no Trânsito de extrema importância. Mas desaprova o local onde foi realizada. 

-Acho que devem saber que, se é a festa do chope, as pessoas irão beber. Existe uma contradição. Mas a brincadeira é legal, é válida -, analisa.

Bafômetro descartável

O equipamento consiste em encher uma embalagem plástica soprando, em seguida, uma cápsula que contém em sua fórmula cromo reagente em forma de cristais identifica a quantidade de etanol, ou mais popularmente, álcool, já ingerido pela pessoa. 

A sensibilidade mínima do equipamento é de 0,1mg/L, o que já impede o motorista de dirigir. Caso ultrapasse um anel central identificado na ampola, significa que a quantidade de álcool é superior a 0,3mg/L.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio