Acapra e Instituto SOS Bicho Urbano organizam mutirão de castração em Brusque

Iniciativa é a primeira no município e deve levar o serviço a 150 cães e gatos em dois dias

Acapra e Instituto SOS Bicho Urbano organizam mutirão de castração em Brusque

Iniciativa é a primeira no município e deve levar o serviço a 150 cães e gatos em dois dias

O 1º Mutirão de Castração Social de Cães e Gatos está previsto para ocorrer nos dias 26 e 27 de maio. A ação é organizada por uma parceria entre a Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) e o Instituto SOS Bicho Urbano e deve beneficiar cães e gatos de famílias com até três salários mínimos de renda.

A expectativa da presidente da Acapra, Lilian Dressel, é que cerca de 150 animais sejam castrados nos dois dias de atividades. As cirurgias serão desenvolvidas em uma casa do Horto Florestal, no bairro Cedrinho. O espaço foi cedido como incentivo da prefeitura.

Independente do tamanho ou sexo do animal, o custo da castração será de R$ 150. No valor estão inclusos os custos com medicação e roupa pós-cirúrgica. As inscrições são feitas até o dia 22, em eventos organizados pela entidade ou pontos pré-definidos.

De acordo com Lilian, ações semelhantes são feitas pelo instituto em diferentes cidades. Em uma destas iniciativas, em São João Batista, houve uma aproximação de representantes da Acapra com o trabalho do SOS Bicho Urbano. Ela tentava trazer um mutirão do tipo para o município há três anos.

Local adaptado
Os altos custos com a castração, sobretudo para fêmeas, são indicados como um dos principais motivos para a falta de controle das populações de cães e gatos. Segundo Lilian, há demanda por alternativas mais baratas. “Para muitas pessoas ficava complicado escolher entre as prioridades do dia a dia ou levar o cão para castração.”

Ela reconhece o trabalho desenvolvido pela instituição. Além da castração, eles desenvolvem ações de conscientização em escolas. Só nas cirurgias, afirma, eles atingiram a marca de mais de 2 mil procedimentos realizados sem óbitos.

Desde o fim do ano passado, a Acapra buscava a aproximação com a Vigilância Sanitária para a atividade. Além das salas da casa serem preparadas para os serviços, uma equipe de veterinários do instituto será responsável pelas cirurgias. Lílian não descarta o desenvolvimento de novas ações do tipo em setembro e novembro, dependendo da aceitação da primeira edição.

Onde se inscrever:
06/05 Domingo – 11 às 18 horas – na Feira de Adoção FIP
Rodovia Antônio Heil, Km 23, 3800 – bairro Santa Terezinha

19/05 Sábado – 09 às 13 horas – na Feira de Adoção Clínica Cãopanheiro
Av. Otto Renaux, 399 – bairro São Luiz

Documentos Necessários:
Dados do animal e foto (peso, idade, histórico de saúde, etc).
Documento do tutor com foto (CNH ou RG com CPF)
Comprovante de residência
Comprovante de renda de todos os familiares

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio