AciBr comemora 80 anos de entidade em grande estilo

Trajetória da entidade foi exaltada durante as comemorações do aniversário

AciBr comemora 80 anos de entidade em grande estilo

Trajetória da entidade foi exaltada durante as comemorações do aniversário

A história da Associação Empresarial de Brusque (AciBr) foi relembrada na noite desta segunda-feira, 13, durante o jantar em comemoração aos 80 anos da entidade, realizado na Sociedade Santos Dumont.

>> Veja a galeria de fotos do evento
Em 2 de outubro de 1934, a AciBr foi criada por um grupo de empresários para fortalecer as relações e promover a melhoria individual e coletiva das empresas. Ao longo dos anos, a entidade se tornou representativa e se firmou como uma referência não só para os empresários brusquenses, mas para a sociedade em geral.

Em 80 anos de existência, 16 presidentes comandaram a entidade em projetos e programas de fortalecimento da classe. Atualmente, mais de 700 empresas estão associadas, o que comprova a força da entidade, não apenas em Brusque, mas em todo o estado.

A frente da entidade de 2005 a 2009, Aliomar Luciano dos Santos, destaca a importância da AciBr para a sociedade. “Tenho a convicção que a AciBr é a única entidade apartidária que pode e deve entrar na política para defender os interesses da sociedade. A associação é para isso, não foi criada apenas para defesa dos empresários, mas de toda a cidade”, diz.

Para ele, a entidade deve ser a primeira a interceder para que a população não sofra com decisões políticas incorretas. “Se as pessoas que moram na cidade serão prejudicadas de alguma forma por alguma decisão, é papel da AciBr usar de seu poder e evitar situações erradas. E nós atuamos muito neste sentido. Quando se é presidente de uma entidade como esta, em primeiro lugar você deve esquecer que é empresário, e pensar coletivamente para o benefício de todos”, avalia.

Atual diretor de assuntos da indústria, Nelson Zen Filho, também foi presidente da entidade de 2009 a 2011. Ele reforça a relevância da AciBr para a sociedade. “Em 80 anos, a AciBr é relevante para com todos, não só para os empresários, dando suporte ao que for necessário, principalmente através do lobby político, já que é uma entidade apartidária”.

Para ele, a forma de atuação da AciBr, sempre em contato com o poder público, é um dos diferenciais da entidade. “Estamos sempre próximos e atentos à prefeitura, aos vereadores, ao estado, pleiteando muitos assuntos de interesse da comunidade em geral”. Filho destaca também a presença da associação nos municípios vizinhos. “Temos uma expressão forte na comunidade não só de Brusque, mas também em Guabiruba e Botuverá, que contam com os núcleos da AciBr. Também temos 21 núcleos setoriais que se reúnem periodicamente e discutem as dificuldades e principais necessidades de seus segmentos para que todo o trabalho realizado na entidade tenha os resultados desejados”.

O ex-presidente ressalta também a busca de apoio de outras entidades às necessidades do município. “Constantemente recebemos visitas nas nossas reuniões mensais de entidades ligadas à segurança, trânsito, economia, educação que buscam o nosso apoio em questões importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. A duplicação da rodovia Antônio Heil e também as melhorias no serviço da Celesc são pleitos antigos da AciBr, que trabalha muito forte neste sentido”.

Filho cita a criação do Observatório Social de Brusque como uma iniciativa bem sucedida da AciBr. “Foi através de AciBr que surgiu o Observatório Social que é uma entidade que além de divulgar a cidadania, monitora e fiscaliza as licitações e contas da prefeitura para o melhor aproveitamento dos recursos”.

O ex-presidente ressalta o trabalho dos empresários e colaboradores para o sucesso da entidade. “Me sinto muito orgulhoso em fazer parte desta história. Quero agradecer a todos os empresários, parceiros de outras entidades, e colaboradores porque ninguém chega aos 80 anos sozinho”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio