AD Brusque conquista o tricampeonato no Catarinense Adulto de Basquete

Equipe supera Blumenau em uma grande partida e traz para a cidade o terceiro título da competição

AD Brusque conquista o tricampeonato no Catarinense Adulto de Basquete

Equipe supera Blumenau em uma grande partida e traz para a cidade o terceiro título da competição

Foi suado e dramático, mas depois de onze anos, a AD Brusque/FME/Unifebe/A Italianinha/Atlântica voltou a subir ao lugar mais alto do pódio e trouxe para Brusque o terceiro título do Campeonato Catarinense de Basquete Adulto. A partida, que valia o primeiro lugar do quadrangular, foi realizada neste sábado, 9 de novembro, contra Apab/FMD/Metropolitano/Furb/Alterburg/Hemmer/Alta Papeis, de Blumenau. A equipe brusquense venceu por 55 a 54 e, de quebra, garantiu vaga para a Copa Brasil do próximo ano.
O supervisor do time, Zurico Frota, destaca a importância do título.
 
– O Campeonato Catarinense é o principal da Federação e do calendário. A nossa Federação é a terceira mais forte do país. Há quatro anos a gente vinha batendo na trave, sempre perdendo para Joinville. Neste ano, tiramos eles fora e ganhamos de Blumenau na casa deles. Isso dá uma moral para o time. Essa equipe estava merecendo vencer uma competição importante como esta. Este título valoriza o trabalho desta base que vem junto há cinco anos, completa Frota. A AD Brusque, além do Catarinense, conquistou a Copa SC e os Jogos Regionais dos Jasc e foi vice na Taça FCB.

Caminho ao tri  

A AD Brusque venceu seis dos oito jogos da primeira fase, passando em segundo lugar para o quadrangular final. Na primeira partida desta fase, o time brusquense enfrentou a equipe de Joinville, campeão do estadual por nove anos consecutivos. Segundo o técnico da equipe brusquense, George Salles, foi um grande jogo que serviu como motivação em busca do título. A vitória foi de 82 a 79. 

– Fizemos uma partida de uma recuperação impressionante, pois estávamos perdendo de 17 pontos de diferença no primeiro tempo. No terceiro quarto conseguimos buscar esse placar adverso e terminamos a partida vencendo por três pontos de diferença. Essa vitória já deu uma confiança muito grande para o time, pois jogamos muito bem da equipe de maior investimento do Sul do país.

A segunda partida do quadrangular foi contra e equipe de Videira. A AD Brusque dominou a partida do início ao fim, sem dar chance ao adversário e venceu por 73 a 48.

Vitória no último segundo

O time brusquense liderou a partida contra Blumenau desde o início. Venceu os três primeiros quartos e chegou a abrir 20 pontos de diferença. Mas Blumenau teve um grande poder de reação e conseguiu virar no último tempo. O placar era de 54 a 53 para os donos da casa, que ainda desperdiçaram quatro lances livres. Mas João Guilherme aproveitou a chance depois de sofrer falta, restando um segundo e 20 décimos para o fim da partida. O jogador converteu os dois lances livres e a AD Brusque venceu por 55 a 54. Para Salles, o fator experiência foi decisivo.

– O ginásio estava lotado a favor do time da casa. Nós tivemos calma. Nosso time é experiente. Ganhar da equipe de Blumenau, que tem o segundo maior investimento do estado, é a coroação do trabalho que iniciamos no dia 1º de fevereiro. Durante quatro anos terminando em segundo lugar, perdendo por dois, três pontos para Joinville. Tinha certeza que uma hora a gente acertaria nas contratações e conseguiríamos trazer este título para a cidade. Pudemos retribui os nossos apoiadores, que acreditam no nosso trabalho transparente – comemora Salles.

O título também teve um sabor especial para o técnico. Pela primeira vez, Salles conquista o caneco do Campeonato Catarinense. 

– É uma competição que repercute no país inteiro. Conquistar esse troféu é de muita alegria para nós todos -completa o técnico.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio