Adesão ao abrigo na Arena Brusque bate recorde no ano

Número de moradores de rua no espaço foi maior do que em junho, quando também houve frio intenso

Adesão ao abrigo na Arena Brusque bate recorde no ano

Número de moradores de rua no espaço foi maior do que em junho, quando também houve frio intenso

A Secretaria de Assistência Social afirma que a adesão ao abrigo montado na Arena Brusque foi maior do que o esperado nesta semana, devido ao frio. Segundo a pasta, na terça-feira, 18, dormiram no local 17 andarilhos; na quarta-feira foram 19.

O número de moradores de rua que aceitaram dormir no abrigo foi recorde neste ano. Em junho, quando também houve uma intensa onda de frio na cidade, o dia mais “movimentado” na Arena Brusque teve 17 usuários.

A quantidade de moradores de rua no abrigo está ligada diretamente ao trabalho de abordagens feitas pelas equipes da Assistência Social. Segundo a secretária Mariana Martins, os funcionários da prefeitura oferecem, inclusive, o transporte de carro para os andarilhos.

O serviço de abordagens já faz parte da rotina da Assistência Social, mas nesta semana ele foi feito de forma mais intensa, de acordo com Mariana, e ao longo dia. Esse trabalho continuará até hoje, último dia do alerta da Defesa Civil do município para o frio.

Assim como em junho, e também no restante do ano, as equipes de abordagem enfrentam bastante resistência por parte dos andarilhos. Muitos não aceitam ajuda e preferem dormir na rua.

A secretária conta que nesta quarta-feira, 19, houve situação extrema. Os servidores da Assistência Social ficaram das 21h30 às 0h no loteamento Emma 2 tentando convencer andarilhos a irem para o abrigo, e voltaram sem sucesso.

Situações como esta se repetem no dia a dia. “Não podemos obrigar ninguém, tentamos convencer a saírem do frio”, afirma Mariana. De acordo com ela, a preocupação é que uma pessoa pode morrer do frio com temperaturas abaixo de 10°C.

Doações
A Secretaria de Assistência Social está recebendo doações de roupas de inverno, travesseiros, cobertores e toalhas. Segundo a secretária, a comunidade tem colaborado bastante e isso possibilitou que, além de ofertar o banho, a prefeitura também pudesse doar roupas limpas para os andarilhos.

Mariana diz que, embora o frio já tenha passado, a pasta continua a receber os donativos na Arena Brusque. O excedente será destinado a ações sociais na cidade e às pessoas que diariamente buscam o órgão.

Como ajudar?
O que doar: roupas de inverno, travesseiros, cobertores e toalhas de banho
Onde: Arena Brusque
Horário: das 18h às 22h

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio