Adolescentes que agrediram e roubaram veículo de um casal são soltos após cinco dias

Crime aconteceu na madrugada de 29 de janeiro

Adolescentes que agrediram e roubaram veículo de um casal são soltos após cinco dias

Crime aconteceu na madrugada de 29 de janeiro

Três adolescentes foram liberados na manhã de ontem depois de ficar cinco dias presos em uma cela especial na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Brusque. Por serem menores de idade, eles foram soltos por uma ordem judicial da Vara da Infância e da Juventude.

De acordo com o juiz Maycon Rangel Favareto, responsável pelo caso, quando menores de idade são presos, independente do crime cometido, eles podem permanecer no máximo cinco dias em uma cela especial da delegacia.

Como este prazo encerrou ontem, foi determinado que os assaltantes permanecessem por 45 dias no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), em Itajaí, mas como não há vagas em nenhuma das unidades, eles foram soltos.

“Isso está cada vez mais comum na nossa região. A nossa intensão não é soltar esses adolescentes e sim deixá-los internados até que sejam julgados pelos seus atos, mas quando solicitamos vagas no Casep, dificilmente conseguimos. Também não podemos deixá-los nessa cela da delegacia, pois a lei determina que esse é o período máximo que eles podem permanecer na cadeia. Desde outubro do ano passado, sete menores foram presos em flagrante aqui em Brusque mas apenas dois foram para o centro socioeducativo, os outros cinco estão soltos, aguardando julgamento”, explica o magistrado.

Dos três jovens, um foi levado para a casa dos pais e os outros dois foram liberados com o Conselho Tutelar de Brusque e Guabiruba, que encaminhou os menores até a casa de seus respectivos familiares.
O crime

Na madrugada de quinta-feira, 29 de janeiro, um casal de namorados foi surpreendido pelos três adolescentes que invadiram seu veículo na rua Alois Erthal, no Centro de Guabiruba, próximo a Câmara de Vereadores. Depois de ameaçar e agredir as vítimas, eles fugiram com o carro em direção a Brusque.

Por volta das 2h, a PM foi acionada e guarnições das duas cidades se juntaram para capturar os suspeitos. Uma das viaturas avistou o veículo roubado na rua Hercílio Luz, no Centro de Brusque, quando começou o acompanhamento.

Eles seguiram em direção a Prefeitura Municipal de Brusque, depois passaram pelo bairro São Luiz, até chegar a avenida São Pedro, onde já estava montada uma barreira da Polícia Militar.
No momento em que viram os policiais, os jovens jogaram o veículo contra a viatura e tentaram fugir à pé, mas logo foram presos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio