Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Agora é pra valer

Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Agora é pra valer

Rodrigo Santos

Dá pra dizer com segurança que a Copa do Mundo, para o Brasil, começou mesmo na quarta-feira. Todo o ambiente de desconfiança, do time que não se achava, do empate sofrido com a Suíça e a vitória nos acréscimos contra a Costa Rica, parece ter se dissipado depois do bom jogo contra a Sérvia. Foi meio que um tratamento de choque. Veio o choro de Neymar, a cara de insatisfação, a cobrança interna… Houve sinais de que o foco foi ajustado e aquela seleção que mostrou toda a qualidade nas eliminatórias voltou a aparecer no campo.

Finalmente, o time entrará em uma situação técnica satisfatória na fase decisiva, enquanto muitos escorregam e buscam se acertar, e até a Alemanha acabou eliminada por justamente não encontrar seu caminho desde os amistosos de preparação.

Como estamos em uma fase eliminatória, o Brasil não precisa se preocupar com ferrolhos iguais aos da Suíça. Terá, em qualquer situação, do outro lado, um time disposto a buscar o ataque e se classificar. Isso é bom porque dá a oportunidade do time propor o jogo. Pudemos ver isso na prática anteontem, quando finalmente o sistema de meio-campo da seleção conseguiu trabalhar.

A última atuação não dá a certeza, isso é meio óbvio, mas dá confiança de que o Brasil entrará no mata-mata com o que tem de melhor. Isso o põe como candidato fortíssimo ao título, e dá a mensagem que as outras seleções terão que jogar muito bem para conseguir derrubar o time de Tite.

Sem ser ufanista, faz tempo que a seleção não me transmitia tanta confiança como essa atual.


Técnico
Enquanto o Brusque não define a situação do técnico para a Copa SC e a temporada de 2019, o Tubarão decidiu não renovar contrato com o excelente treinador Waguinho Dias, que levou o time ao terceiro lugar do campeonato estadual e a ida à terceira fase da Série D. Penso que deve ser um nome a ser considerado pela diretoria. Já mostrou que conhece.

Renaux
O Carlos Renaux, que estreará na Série C do Catarinense dia 2 de setembro contra o Porto, em casa, vai iniciando a montagem do elenco. Luizinho, egresso da base tricolor e que estava no Brusque, onde marcou um gol no Campeonato Catarinense, foi anunciado pelo clube nesta semana.

Fluminense
A sensação da Segunda divisão do Campeonato Catarinense, que classifica dois times para a elite em 2019, é o pequeno Fluminense de Joinville, clube da zona sul da cidade que tem um trabalho muito forte na base, e que ponteia o campeonato com 14 pontos ganhos. Prova que um bom trabalho de formação pode fazer ótimos times com excelente custo benefício.

Comunitários
Acontece hoje à noite a abertura oficial dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque, no pavilhão da Fenarreco. É a maior competição esportiva da cidade, que tem por trás, além das organizações, pessoas abnegadas da comunidade que trabalham duro para montar os times de todos os bairros. Esses líderes merecem esse reconhecimento, porque não é um trabalho fácil.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio