Conteúdo exclusivo para assinantes

Ainda sem data para sair do papel, nova praça do Centro terá espaço gastronômico

Conheça detalhes do projeto elaborado pela prefeitura, que ainda está sendo adaptado

Ainda sem data para sair do papel, nova praça do Centro terá espaço gastronômico

Conheça detalhes do projeto elaborado pela prefeitura, que ainda está sendo adaptado

O projeto de revitalização da Praça Barão de Schneeburg foi apresentado a entidades representativas nesta terça-feira, 6, pelo prefeito em exercício de Brusque, Ari Vequi.

Com recursos superiores a R$ 500 mil, metade custeado com emendas parlamentares e metade com contrapartida do município, a prefeitura pretende licitar a obra ainda no primeiro semestre, mas não há prazo para que efetivamente saia do papel.

O projeto também deve passar por modificações, já que representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e Associação Empresarial de Brusque (Acibr), apresentaram sugestões à ideia da prefeitura.

O prefeito em exercício Ari Vequi ressalta que se trata de um projeto prévio, e que a prefeitura está disposta a ouvir sugestões para a revitalização da praça. O Município procurou o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) para detalhar pontos do projeto apresentado nesta semana pela prefeitura. Confira.

Praça de alimentação
Segundo o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), está prevista a implantação, na praça revitalizada, de pequenos quiosques que servirão como um espaço gastronômico do local. Eles ficarão, conforme o projeto, juntos à edificação que existe ao lado da praça. O DGI esclarece, contudo, que ainda não há definição de como os espaços funcionarão, o que será regulamentado mais adiante.

Mudança no trânsito?
Apesar de os projetos apresentados pela prefeitura demonstrarem a existência de uma espécie de calçadão em trecho da avenida Cônsul Carlos Renaux, isso não acontecerá de fato. Conforme o DGI, a ideia de vedar o trânsito de veículos no trecho foi cogitada, mas não foi levada adiante. Portanto, o espaço continuará como está, com o tráfego de veículos em frente à nova praça.

Estação inteligente
O projeto da prefeitura contempla também a manutenção, na praça, de uma estação inteligente, fruto de parceria com cidades alemãs, que possuem iluminação, internet e sensores para monitoramento ambiental, além de equipamento para recarregar veículos elétricos.

Posto policial
O local onde hoje ficam os taxistas que trabalham no Centro dará lugar a uma nova estrutura, um pouco menor do que a atual, onde eles permanecerão, mas que também será um posto policial, explica o DGI.

Pergolados
Boa parte da praça será ocupada por uma estrutura formada por pergolados confeccionados com estrutura metálica, os quais criarão um caminho que liga a dois espaços, onde haverá equipamentos de lazer. Conforme o DGI, a parte de cima da estrutura será preenchida com plantas trepadeiras.

A estrutura
O projeto da prefeitura estipula que a nova praça terá piso intertravado (paver) e também concreto estampado rústico. A prefeitura também pretende renovar os equipamentos existentes na praça, como bancos e lixeiras. A iluminação da nova praça será toda em LED.

Etapas da obra
O DGI explica que a obra será realizada em duas etapas. Na primeira, será feita a revitalização básica do espaço, sem as construções. Ficarão de fora o posto policial, os quiosques e a estrutura de pergolados, os quais serão implantados somente na segunda etapa da obra.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio