Alemão está no Brasil para conhecer descendentes da família Petermann em Brusque e Guabiruba

Bernd Petermann gostou tanto da região que pretende se tornar morador

Alemão está no Brasil para conhecer descendentes da família Petermann em Brusque e Guabiruba

Bernd Petermann gostou tanto da região que pretende se tornar morador

Após contato com diversos membros da família Petermann de Brusque e Guabiruba, o alemão Bernd Petermann está realizando o sonho de conhecer o Brasil. Ele chegou na região no dia 9 de março e vai ficar até o fim deste mês.

Bernd está hospedado na casa da presidente da Câmara de Guabiruba, Rosita Petermann Kohler, que é descendente da família originária de Neudorf, no Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.

Veja também:
Banco Santander faz leilão de imóvel em Brusque

Tribunal de Justiça revoga ordem de prisão de Sandra Maria Bernardes

Brusquenses se preparam para primeira etapa do Catarinense de BMX

 

Bernd e Rosita se conheceram há alguns anos, quando o alemão entrou em contato via Facebook.

“Ele estava contatando quem tem o sobrenome Petermann, adicionou várias pessoas da região e começamos a conversar. Ele perguntou sobre meus antepassados, quem eram meus avós, bisavós e através disso montou a árvore genealógica da família”, conta.

Em 2012, Rosita integrou um grupo de Guabiruba que foi até a Alemanha visitar amigos. Ela lembra que lá os alemães têm o costume de pegar o sobrenome dos turistas e levá-los até a cidade de origem da família. “Fomos na cidade de origem do meu marido e também na da minha família, que é Neudorf. Fomos recebidos pelo prefeito e o Bernd nos recebeu como representante dos Petermann”.

O alemão levou os guabirubenses até uma casa bastante antiga onde se originou a família Petermann e, com o passar dos anos, o contato entre eles ficou cada vez maior. “Ele sempre dizia que o sonho dele era conhecer o Brasil. Estava tudo certo para vir em outubro do ano passado, mas teve alguns problemas e não deu. Em janeiro, ele entrou em contato novamente, informando que chegaria agora em março”, diz.

Veja também:
Como a oposição se tornou minoria na Câmara de Vereadores de Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Perícia contratada por advogados de Evanio Prestini culpa jovens pela tragédia

Rosita afirma que Bernd está amando Guabiruba e toda a região e, inclusive, pensa em se mudar para a cidade no futuro. “Ele já veio com essa ideia na cabeça e não há quem tire dele. Disse que vai procurar terreno e vai ficar na Guabiruba, pois gostou muito da região”.

A presidente da Câmara diz que o alemão sempre ouvia falar da natureza da região e também sobre a receptividade do povo e foi surpreendido positivamente. “Ele ficou encantado porque aqui todo mundo conversa, vem falar com ele, lá na Alemanha são todos mais reservados”.

Bernd também conheceu outros membros da família Petermann, em Brusque. Vários familiares se reuniram na casa de Júlio Petermann para confraternizar e acolher o alemão responsável por montar a árvore genealógica da família. “É muito importante essa interação. Ele nos mostrou muitas fotos antigas da família. Acho muito interessante saber dessa história”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo