Alfabetização de Brusque é avaliada com realização da Provinha Brasil

Estudantes das turmas do 2º ano regular participaram da atividade

Alfabetização de Brusque é avaliada com realização da Provinha Brasil

Estudantes das turmas do 2º ano regular participaram da atividade

Durante esta segunda-feira, 29 de abril, os estudantes da rede municipal de ensino, das turmas de 2º ano regular, participaram de uma atividade comum ao meio educacional, no entanto, diferenciada em seu contexto: a realização da Provinha Brasil. A partir da avaliação, é diagnosticado o nível de alfabetização das escolas públicas em todo o Brasil. Como a adesão é voluntária, a Secretaria de Educação de Brusque considera que o método vai permitir uma análise da alfabetização municipal.

Para a Secretária Municipal de Educação, Gleusa Luci Fischer, os investimentos aplicados em educação resultam diretamente no aprendizado de nossas crianças, e com o programa isso poderá ser avaliado quantitativamente. “A aplicação da Provinha Brasil acontece por adesão, é uma decisão política do Estado de Santa Catarina e do governo municipal de Brusque. Um modelo de avaliação que nos leva a tomar atitudes em relação ao processo de ensino e aprendizagem de nossos professores e alunos, estando de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais”, avaliou.

Durante o dia, as profissionais da secretaria estiveram visitando duas escolas municipais, nas quais estavam sendo aplicadas as provas, na EEF Nova Brasília e na EEF Augusta Dutra de Souza, na Limeira.

O que é
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi ressignificado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e matemática, dentro do período avaliado.
A partir dos resultados obtidos na avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização – leitura e matemática – aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme meta proposta pelo

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm a oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio