Alta ocupação das vagas de estacionamento dificulta vendas no Centro de Brusque

Pesquisa nacional mostra que 52% dos consumidores já desistiram das compras por esse motivo

Alta ocupação das vagas de estacionamento dificulta vendas no Centro de Brusque

Pesquisa nacional mostra que 52% dos consumidores já desistiram das compras por esse motivo

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 52% dos consumidores desistem de fazer compras por não encontrarem uma vaga de estacionamento. Comerciantes do Centro de Brusque ouvem reclamações de clientes com frequência.

Segundo a gerente da Duqueza, Lucimar Machado, muitos consumidores vão à loja com pressa por deixarem o carro em vagas do estacionamento rotativa Área Azul. “Eles não têm tempo suficiente pra vir, ficar à vontade, fazer as compras e voltar para o carro.”

Proprietária da ATL Fitness, Tairine Raimundi afirma que a loja “deixa de vender muito por causa das vagas”. Segundo ela, já foi cogitado mudar o endereço justamente pela dificuldade em encontrar um estacionamento tanto para os clientes quanto na hora de descarregar mercadorias. “Tem que sair andando com sacola na mão e caixas. É bem complicado.”

Tairine acredita que as pessoas só vão ao Centro quando realmente precisam de alguma coisa. “Se ela não acha vaga e consegue resolver o problema dela em outro local, ela não virá ao Centro. A gente percebe que, muitas vezes eles não querem passar pela região central porque não encontram estacionamento.”

Para a gerente da ATL Fitness, se os clientes estacionam em lugares alternativos, precisam pagar ou andar muito até chegar no local.

Simone Weber, gerente da JCanedo, costuma ouvir reclamações da falta de vagas “na primeira semana do mês, quando o Centro está mais agitado devido ao pagamento”.

Ela afirma que, quando os clientes não encontram uma vaga, recorrem ao estacionamento privado, mas acredita que a rotatividade da Área Azul ajuda com as novas vagas. “Se não tivesse a Área Azul, a pessoa ficaria o dia todo.”

Já os clientes da Ideali Casa não têm como deixar o carro em frente à loja e são obrigados a buscar vagas em outro local. “Geralmente eles deixam em estacionamento privado”, afirma a gerente Simone Piloneto. Para ela, deixar o carro em um estacionamento pago é mais vantajoso do que nas vagas públicas.

Aos sábados
De acordo com Tairine, a situação das vagas de estacionamento fica mais difícil aos sábados, especialmente pela manhã. “É mais difícil ainda pelo fato de não ter Área Azul, porque o pessoal estaciona e fica o dia inteiro.”

Já a gerente da JCanedo acredita que nos sábados a falta de vagas não incomoda tanto quanto durante a semana. “Sábado é mais tranquilo porque eu acho que as pessoas vêm sem pressa, aí já não tem tanta reclamação”, afirma.

Adaptação ao mercado
Com a perda de clientes, a ATL Fitness vende as peças pelo WhatsApp, onde os clientes podem escolher a roupa, reservar e passar na loja para buscar em horários alternativos. A loja também disponibiliza a entrega do produto ao cliente. “A gente precisa ter outras formas de captação, porque muitas vezes o cliente não vem à loja.”

O que diz a CDL
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Fabrício Zen, não acredita que a pesquisa se confirme na cidade. “Pode acontecer um ou outro caso, às vezes a pessoa não tem muita paciência, mas, devido ao grande número de estacionamentos privados no Centro da cidade e ao sistema de Área Azul, não chega a ocupar 100% da capacidade.”

Segundo ele, a Área Azul é colocada e ampliada conforme os pedidos dos lojistas. “Às vezes o próprio proprietário quer estacionar o mais perto possível e acaba tirando vaga do cliente, e a intenção do sistema é a rotatividade da vaga”, explica.

“Na semana do pagamento pode ocorrer (a falta de vagas), mas, se a pessoa não comprar naquela loja, vai comprar em outra. A gente não vê como uma situação negativa”, enfatiza.

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