Conteúdo exclusivo para assinantes

Aluna com necessidade especial anda de bicicleta pela primeira vez

Com ajuda do professor Tiago Mafra, Milena Luisa Dada conseguiu uma grande vitória na aula de Educação Física

Aluna com necessidade especial anda de bicicleta pela primeira vez

Com ajuda do professor Tiago Mafra, Milena Luisa Dada conseguiu uma grande vitória na aula de Educação Física

  • Por Daiane Benso
  • 6:03
  • Atualizado às 10:16
  • +A-A

Uma vida transformada por meio da sensibilidade de um professor. Assim pode ser definida a experiência que Milena Luisa Dada teve ao poder andar de bicicleta pela primeira vez com 15 anos.

Ela é aluna do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner e tem problemas de coordenação motora, na fala e na memória, devido a complicações quando tomou vacina, ainda criança.

No fim do mês de setembro, durante atividades na Semana da Inclusão, o professor de Educação Física, Tiago Mafra, decidiu realizar uma atividade diferente com estudantes com necessidades especiais. Com uma bicicleta dupla (com dois lugares), ele proporcionou à Milena uma dos momentos mais felizes de sua vida.

Na maioria das vezes insegura, a aluna tinha receio de praticar qualquer atividade física, porém, naquele dia, todo o medo deu lugar à magia do sentimento de liberdade.

“A Milena é nossa aluna desde a Educação Infantil. Ela sempre teve muito medo e se sentia insegura por não ter equilíbrio por causa desta atrofia em parte do corpo. Quando ela conseguiu andar foi um momento muito especial, emocionante, onde ela teve liberdade com segurança”, conta Mafra.

Milena Luisa Dada ficou eufórica em poder andar de bicicleta/ Escola Padre Luiz Gonzaga Steiner/Divulgação

O professor diz que um dos seus desafios na educação é agregar criatividade à prática esportiva e poder promover “sensações e vivências” tão importantes para a estudante foi gratificante. Em outras oportunidades, ele já adaptou brinquedos para outros alunos que têm dificuldades em se locomover.

“Poder contribuir com este momento é uma grande satisfação, pois o que é comum para a grande maioria das pessoas, para ela foi algo extraordinário”, destaca o professor, que afirma que Milena ficou eufórica com a experiência. A bicicleta dupla foi emprestada à escola pelo empresa Ali’s Bike.

O pai de Milena, Marcio Joel Dada , 49, morador no Souza Cruz, diz que o acontecimento é uma vitória para a filha e para a família. Ele observa que o professor teve papel fundamental, já que conseguiu fazer com que a adolescente confiasse nele e não tivesse medo de andar.

“É uma grande emoção ver a cena dela andando, a coragem que teve. Ela tinha muito medo e antes não se interessava. Estamos muito orgulhosos”.

Milena é a filha caçula de Dada e segundo o pai, com 60 dias, após tomar a vacina parte do corpo paralisou, o que afetou, além da coordenação motora, a fala e a memória.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio