Alunos da EJA fazem encerramento de projetos envolvendo poesia e gêneros textuais

Atividade foi desenvolvida com os estudantes no bairro Paquetá

Alunos da EJA fazem encerramento de projetos envolvendo poesia e gêneros textuais

Atividade foi desenvolvida com os estudantes no bairro Paquetá

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Brusque que têm aulas no bairro Paquetá finalizaram, na última quinta-feira, 1, dois projetos que vinham desenvolvendo. Um deles, voltado à poesia, e o outro, aos gêneros textuais. Os trabalhos foram desenvolvidos sob orientação do professor de Língua Portuguesa e Inglês, Alcino Muller.

Por volta das 19h, os alunos pararam o trânsito da rua Padre Antônio Eising para entregar folhetos de poesia aos motoristas. Pouco adiante da escola, foi posicionada uma pedra – de papel, feita pelos estudantes – para representar o famoso poema de Carlos Drummond de Andrade, “Tinha uma pedra no meio do caminho”. Os panfletos continham o poema em português e também em tradução para o inglês.

O projeto relacionado aos gêneros textuais foi desenvolvido com exemplares do jornal O Município. Os alunos estudaram os gêneros entrevista, charge e anúncios de classificados.

“Praticamente um mês trabalhamos em cima do jornal, desenvolvendo esse trabalho. Aproveitamos para comemorar os 116 anos de Drummond e praticamente paramos o trânsito. Assim encerrou nosso projeto”, comemora o professor responsável pelas atividades.

Para a gestora escolar da EJA, Clair Felipim Kleemann, os projetos foram um sucesso: “O objetivo foi trabalhar a poesia com as atividades Poesia na Rua e Poesia no Ponto. Os alunos se envolveram e gostaram de trabalhar o tema. Nossa intenção é despertar neles a vontade de ler e escrever”.

Para o encerramento do projeto, os estudantes fizeram uma exposição dos trabalhos e apresentações finais. Após o lanche, houve sorteio de uma cesta de produtos do supermercado Angeloni.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio