Alunos da escola Ayres Gevaerd são incentivados à alimentação saudável com cultivo de hortaliças

Unidade faz o plantio de verduras que não compõem o dia a dia da merenda escolar

Alunos da escola Ayres Gevaerd são incentivados à alimentação saudável com cultivo de hortaliças

Unidade faz o plantio de verduras que não compõem o dia a dia da merenda escolar

Entre as várias escolas que promovem a iniciativa do plantio e cultivo de hortas no município de Brusque, a Escola de Ensino Fundamental Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, no Volta Grande, é mais uma que se destaca. No local, são desenvolvidas diversas atividades para manutenção das hortaliças.
Segundo o diretor da escola, Celerino Rauber, a unidade de ensino tem como prioridade o plantio de verduras que não compõem o dia a dia da merenda escolar, principalmente alface e folhas.

Ele diz que a horta foi feita junto com o professor de geografia. “Ele fez a limpeza da horta e capinação, pois nas férias cresce muito capim. Aí foi feito a adubação, e a plantação realizada junto com o servente. É importante que usamos bastante a horta porque alguns alunos almoçam na escola, outros estudam no contraturno em outros locais, como no Senai, por exemplo. Então, no almoço sempre temos verduras saudáveis e uma variedade interessante”.

O diretor destaca que, embora o espaço não seja tão grande, ainda é possível realizar o plantio de chuchu e ter uma boa quantidade de chás. “É importante porque temos bastante crianças, e às vezes tem aquelas que necessitam, até mesmo por causa de uma gripezinha”, comenta.

Cláudio Santana, coordenador da Educação Ambiental do município, ressalta que o projeto faz parte do Programa Nossa Escola Nosso Lar. “Estamos procurando atender ao máximo todas as escolas. A intenção é trabalhar a interdisciplinaridade. Fazer com que as crianças tenham contato não só com a alimentação, mas, principalmente, que entendam que, para este alimento chegar ao prato, existe todo um processo”.

Para confecção das hortas, a Secretaria da Educação dá todo o respaldo aos diretores e professores das unidades de ensino, ressalta ele. “Cada escola tem suas particularidades. Damos orientação e algumas ajudamos na técnica, como as medidas exatas. Em algumas não há condições, mas nem por isso estas deixam de ter a horta ou plantar”, ressalta.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo