Alunos de Guabiruba apresentam resultados do Programa Jovens Empreendedores

Alunos do Ensino Fundamental irão comercializar produtos feitos por eles durante as atividades do JEPP

Alunos de Guabiruba apresentam resultados do Programa Jovens Empreendedores

Alunos do Ensino Fundamental irão comercializar produtos feitos por eles durante as atividades do JEPP

 

Produtos úteis, preços acessíveis e atendimento diferenciado são as dicas da Feira de Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que é realizada nas escolas de 1º ao 9º ano de Guabiruba. Até dia 20, os alunos do Ensino Fundamental irão comercializar os produtos feitos por eles durante as atividades do JEPP, cujo objetivo foi sensibilizar os estudantes a serem empreendedores, assumirem riscos calculados, tomarem decisões e terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Artesanato sustentável, temperos, brinquedos ecológicos, ecopapelaria, sabão feito com azeite de cozinha já usado, alimentos, roupas e difusores aromáticos foram alguns dos produtos encontrados na feira da Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein do bairro Guabiruba Sul durante a terça-feira, 10. O educandário foi o primeiro da rede municipal de ensino a realizar a feira e logo cedo alguns produtos já haviam esgotado. “Estávamos apreensivos quanto a aceitação da comunidade, mas está sendo um sucesso. Familiares e também pessoas sem vínculo com a escola estão participando”, comemorou a diretora da escola, Luciana Voss Dallabeneta.

A utilidade dos produtos contou para as boas vendas, bem como o entusiasmo dos alunos com as técnicas de abordagem ao cliente e pelo apego aos seus próprios produtos. “Muitos vieram comprar o brinquedo ecológico que haviam confeccionado”, relatou a professora do 3º ano, Marina Schlindwein Baron. As alunas gêmeas Taina e Tainara Jorge, 7 anos, além de falarem sobre a produção dos difusores aromáticos no seu estante, indicavam o preferido delas: cereja e avelã. “Fizemos com a ajuda da professora”, comentaram.

Para o secretário de Educação de Guabiruba, Alfredo Nagel Neto, a avaliação do JEPP é a mesma relatada pelos estudantes a ele. “Em todos os estantes que passei só ouvi comentários positivos. Todos animados, alegres com os trabalhos por eles elaborados. Além de educar, estamos preparando-os para o futuro, para serem empreendedores que consigam conduzir suas vidas de forma autônoma”, pontuou.

O pai Valmor Allein, 53 anos, esteve no local com a esposa Noeli para prestigiar o filho. “Encontramos muitas coisas boas. Gostamos de participar para ver como ele está e esse tipo de atividade nos incentiva a visitar a escola e a eles para saberem como lidar com o público e com os negócios”, disse.

Também estiveram na feira pela manhã os vereadores Waldemiro Dalbosco e Rosita Kohler. A vereadora enalteceu a alegria dos alunos, cuidado deles em dar o troco e a nota fiscal. “Estão dando um show de empreendedorismo. É muito válido. Prepara a criança para o futuro”, enfatizou.

O JEPP é uma das ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC) em parceria com a Prefeitura de Guabiruba, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento do município de acordo com a sua realidade. Outras ações do programa na cidade foram o Guabiruba em Números e a Sala do Microempreendedor Individual.

O que você encontra na feira
O mundo das ervas aromáticas, Temperos naturais, Oficina de brinquedos ecológicos, Locadora de produtos, Sabores de cores, Ecopapelaria, Artesanato sustentável, Empreendedorismo social, além de Novas Ideias.

Agende-se
As feiras são realizadas nas dependências das escolas das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Quinta-feira, 12: Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil (Aymoré)

Sexta-feira, 13: Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli (São Pedro) e Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt (Aymoré)

Quinta-feira, 19: Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt (Imigrantes)

Sexta-feira, 20: Escolas Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner (Lageado Baixo), EM Professora Rosa Rudolf Nicoletti (Planície Alta), ER Paulo Schmidt (Pomerania), ER João Jensen (São Pedro), EBM Professor Arthur Wippel (Centro) e ERM Cesário Régis (Lageado Baixo).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio