Ammvi se reúne em busca de credenciamento de novos leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde

Se aprovada, medida beneficiará Hospital Azambuja

Ammvi se reúne em busca de credenciamento de novos leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde

Se aprovada, medida beneficiará Hospital Azambuja

O Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, participou na manhã desta segunda-feira, 25, da 482ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). O encontro foi realizado por meio de videoconferência pelo presidente da entidade, Matias Kohler, prefeito de Guabiruba, com os demais chefes de executivos. A reunião teve a participação da deputada federal Carmen Zanotto, (Cidadania), que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde no Congresso Nacional.

Em pauta estiveram panorama de enfrentamento e a evolução do coronavírus na Ammvi. Um requerimento da associação será encaminhado a deputada Zanotto visando o credenciamento de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), incluindo 10 ao Hospital Azambuja.

“Diferente das estratégias adotadas até agora, via governo estadual, a solicitação desta vez será feita ao Ministério da Saúde, com o apoio da bancada catarinense. A deputada ficou sensibilizada com os pedidos dos prefeitos, e vai buscar o credenciamento de novos leitos, inclusive no Azambuja, que é o hospital que atende Brusque e região. Hoje os pacientes são encaminhados para Timbó. Temos estrutura em nossa cidade e estamos lutando por esse credenciamento”, confirma Paegle.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações que estão sendo executadas na cidade, como a montagem do Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, as barreiras epidemiológicas, os pontos de monitoramento, ações de distribuições de máscaras e orientações a população e empresários.

Outra observação da cidade está relacionada à preparação da estrutura de profissionais para atuar nas UTIs durante o enfrentamento à doença no âmbito regional. “Precisamos, além de equipamentos e respiradores, de profissionais capacitados para atuar nesses locais. A estrutura física é muito importante, mas precisamos ficar atentos aos recursos humanos de médicos e profissionais”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo