Amostras de EPIs para a Secretaria de Saúde de Brusque são analisadas
Um equipamento foi reprovado
Um equipamento foi reprovado
A Prefeitura de Brusque realizou nesta segunda-feira, 25, a etapa de lances do pregão de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Cinco empresas venceram para fornecer os oito itens licitados e entregaram as amostras para análise na Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, 28.
Dos oito itens, somente o de número 3, que trata de “Máscara descartável de proteção respiratória (PFF2 ou N95)”, foi reprovado. O item não atendeu aos requisitos exigidos no edital.
Nesta sexta-feira, 29, o diretor-geral da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, André Vechi, juntamente com a coordenadora do setor de compras da Secretaria de Saúde, Débora Doerner, receberam os representantes do Observatório Social de Brusque, que vieram acompanhados de um especialista para a análise das amostras.
O engenheiro têxtil Wallace Nóbrega Lopo, que analisou tecnicamente a composição e qualidade das amostras quanto ao percentual de fibra têxteis, comenta que o procedimento foi o de reação à queima, pela sua praticidade e rapidez nos resultados.
“Depois, para análise da qualidade dos EPIs, procuramos seguir as exigências contidas no edital de licitação, que no caso da Prefeitura de Brusque determinou dimensões, tipo de estruturas de tecido têxtil, densidade, no caso a gramatura, e ações de proteção regidas pelas normas da Anvisa”.
O diretor-executivo do Observatório Social de Brusque (OSB), Evandro Gevaerd, que representou o órgão ao lado de Gustavo Pereira, analisa que este processo foi importante para o observatório dar continuidade ao monitoramento das compras da Covid-19, referente aos equipamentos de proteção individual pela Secretaria da Saúde.
“Pudemos avaliar produtos entregues, como amostras das empresas vencedoras da licitação. Fomos acompanhados por um professor da Unifebe (Wallace Lopo), que é engenheiro mecânico têxtil, e ele fez uma análise criteriosa dentro das possibilidades”, diz.
“De todos os produtos, apenas um não foi aprovado, uma vez que a empresa não apresentou laudos que comprovassem a sua qualidade. O próximo passo, agora, é constatar na entrega desses produtos que eles são os mesmos das amostras, garantindo, então, a qualidade dessa compra”, completa.
Para André Vechi, a participação do Observatório Social neste processo é fundamental para “reforçar a seriedade e transparência dos processos licitatórios da Prefeitura de Brusque”.
“Vejo como positiva a participação do Observatório Social nesse e em outros processos licitatórios da Prefeitura de Brusque. Por mais que tenhamos confiança na nossa equipe de compras e licitações, na lisura dos nossos processos licitatórios, o controle social é importante para que a população perceba que essa transparência vai para além do discurso, se vê na prática”, destaca o diretor.
Agora será aberto prazo para que a empresa segunda colocada no item 3 (máscara descartável de proteção respiratória (PFF2 ou N95)) apresente sua amostra, para que então o processo seja finalizado e homologado para que a Secretaria possa iniciar a compra dos itens licitados.