Ampliação de escola do Nova Brasília esbarra em limitação de espaço

Com 156 alunos, educação infantil tem turmas no limite, já ensino fundamental é oferecido até o 5º ano

Ampliação de escola do Nova Brasília esbarra em limitação de espaço

Com 156 alunos, educação infantil tem turmas no limite, já ensino fundamental é oferecido até o 5º ano

A falta de espaço da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília limita o número de vagas oferecidas no local. Pelo menos duas solicitações já foram feitas desde outubro passado para ampliações ou adequações da estrutura para atender a demanda por vagas na educação infantil e ensino fundamental.

Na educação infantil, a limitação de vagas leva famílias a recorrerem aos serviços fora do bairro. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Nova Brasília, Marciel Grimm, a situação é recorrente e grave devido ao perfil industrial das proximidades da escola.

Veja também:
Com acúmulo de prejuízos, alagamentos fazem empresas deixarem o Nova Brasília

Concorra a dez pares de ingressos para espetáculo com Whindersson Nunes

Ceab avalia projeto de duplicação da rodovia Ivo Silveira

A entidade já protocolou, em outubro de 2017, dois pedidos para ampliação da estrutura. Desde lá, as medidas são defendidas como forma de facilitar o acesso e dar mais abrangência aos serviços no bairro. Na mesma época foi solicitada a construção de uma quadra poliesportiva, devido à falta de área para a prática esportiva.

Os efeitos mais diretos, segundo a diretora Ana Cláudia Schmitz, são percebidos nas vagas da educação infantil e turmas dos primeiros anos do ensino fundamental. Elas são as mais disputadas e o primeiro semestre é considerado o mais crítico para abertura de novas vagas.

Capacidade limitada
Para Ana Cláudia, além da demanda, a limitação de espaço da escola é um obstáculo para ampliar os serviços oferecidos. Hoje são 10 salas disponíveis e 17 turmas ativas nos dois períodos de operação.

O atendimento integral é oferecido a três turmas, em um total de 56 crianças de 1 a 3 anos. “Com o número de salas de aula que temos e a falta de espaço, não conseguiríamos ampliar o número de vagas”.

Veja também:
Revisão do regimento interno da Câmara de Brusque é prorrogada

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Nova placa padrão Mercosul chega a todo o Brasil até dezembro

Das turmas voltadas para educação infantil na escola, praticamente todas estão no limite de capacidade. São 153 crianças. Para garantir o atendimento de alunos a partir dos quatro anos, são duas turmas de Infantil III, com 25 alunos cada.

No ensino fundamental, são 227 alunos do 1º ao 5º ano. Devido às características do prédio e a falta de espaço, a escola não dispõe de 6º, 7º, 8º e 9º ano.

Uma constatação recorrente é a rotatividade de alunos nos últimos dois anos disponíveis na escola. Entre os fatores identificados está a mudança de cidade ou bairro, além da busca por unidades que contemplem os últimos anos. Até o fechamento desta edição, o Executivo não havia se manifestado sobre a demanda.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio