Ana Cláudia Buss representa Brusque no Tattoo Week 2018
Evento é um dos mais importantes do segmento; em 2017, ela foi princesa do Miss Tattoo
Evento é um dos mais importantes do segmento; em 2017, ela foi princesa do Miss Tattoo
Uma jovem brusquense está entre as 30 selecionadas para a edição 2018 do Tattoo Week, em São Paulo. O evento ocorre em outubro, entre os dias 19 e 21, e é considerado a maior convenção de tatuagem do mundo. Mais de 100 mil pessoas devem acompanhar a programação. Ana Cláudia Buss, 26 anos, foi primeira princesa na edição de 2017 do Miss Tattoo, em Florianópolis. Era a estreia dela em desfiles do tipo.
Para ser escolhida para o evento, ela passou por outras duas etapas de seleção. Na primeira, com 160 candidatas de todo o país. Do grupo, foram selecionadas 40. Com a eliminação de 10, ficaram as concorrentes desta edição.
Ter o nome entre as participantes é motivo de orgulho para Ana Cláudia. Até o dia do evento, ela pretende participar de outras convenções por diferentes cidades do estado, como o Musa Tattoo Brasil, considerado o segundo maior evento do país. A preparação para o Tattoo Week também envolve eventos em Florianópolis, onde também haverá desfiles com roupa de gala.
Antes de começar a desfilar, ela via certo distanciamento entre os padrões de beleza e a realidade das ruas. Foi na diversidade dos eventos temáticos que ela viu as tatuagens com uma ferramenta para estimular as pessoas a se sentirem bem com o próprio corpo. “Qualquer pessoa pode participar, se tiver uma tatuagem. O que manda é a atitude”.
Amor pela arte
Muito antes de cogitar estar entre as participantes do concurso, Ana Cláudia já cultivava o amor pelas tatuagens. A primeira foi aos 17 anos, seguida de uma homenagem ao nascimento do primeiro filho. Casada com o tatuador Ivo Miguel Buss, ela afirma ter perdido as contas de quantos desenhos possui pelo corpo. Parte deles ainda estão sendo finalizados.
Hoje, afirma, as tatuagens não são vistas apenas como adornos, mas formas de expressão e arte. De acordo com ela, a aceitação tem aumentado nos últimos anos e casos de preconceito são menos comuns.
Para ela, o mercado da tatuagem passa por um momento de crescimento. Atribui o sucesso à repercussão e à maior interação do público com artistas que possuem tatuagens. A popularização de homenagens para familiares e desenhos que representam a fé também ganham cada vez mais espaço.
De acordo com ela, a ligação da tatuagem com Brusque é grande, já que o município tem um grande número de bons profissionais. Um dos sonhos, afirma, é a cidade sediar uma convenção estadual.
Vitrine mundial
O Tattoo Week recebe alguns dos melhores tatuadores do mundo em 548 estandes. Durante os três dias de programação, também há exposições, palestras e lançamentos de produtos voltados ao universo da tatuagem e do body piercing.