André Gohr vence corrida de quase 5 mil quilômetros cruzando os EUA de bicicleta
Equipe brasileira foi de oeste a leste na Race Across America (RAAM), chegando a Atlantic City em menos de seis dias
Equipe brasileira foi de oeste a leste na Race Across America (RAAM), chegando a Atlantic City em menos de seis dias
O ciclista brusquense André Gohr foi campeão, nesta sexta-feira, 23, da Race Across América (RAAM), tradicional corrida que corta os Estados Unidos de Oceanside, na Califórnia, a Atlantic City, em Nova Jersey, em quase 5 mil quilômetros da costa oeste à leste. A largada foi dada em 15 de junho, domingo, com chegada na última sexta-feira, 20.
A vitória foi obtida na categoria de quartetos, ao lado de Tales Camargo, Ciro Damiani e Leonardo Simões Zica pela equipe Econew Brasil. Este foi o terceiro título consecutivo da equipe. Com o resultado, o time quebrou seu próprio recorde, chegando a Atlantic City em menos de seis dias.
A corrida em quartetos tem o revezamento dos ciclistas entre turnos, com a possibilidade de adoção de diferentes estratégias. O grupo de André Gohr teve a chegada a Atlantic City registrada em cinco dias, 22 horas e oito minutos de prova, com a linha de chegada cruzada seis dias e 55 minutos após a largada.
Os adversários foram a equipe norueguesa Eide Mental Salmon, competindo também na categoria masculina 18-49 anos. A linha de chegada foi cruzada em 6d14h33min. Outros dois quartetos participaram, nas categorias masculino 50-59 anos e misto 60-69 anos.
A equipe de André Gohr percorreu 4.937,8 km, passando por 13 estados: Califórnia, Arizona, Utah, Colorado, Kansas, Missouri, Illinois, Indiana, Ohio, West Virginia, Maryland, Pensilvânia e Nova Jersey.
Ao longo da corrida, os ciclistas passam pelas Montanhas Rochosas, a Serra Nevada e os Montes Apalaches. Também cruzam quatro dos mais longos rios do país (Colorado, Mississippi, Missouri e Ohio). Outras paisagens de destaque incluem o deserto de Mojave, o Monument Valley e as Grandes Planícies.
“Após 3 mil milhas [4,8 mil km] de montanhas, calor, vento, chuva e areia, o quarteto de Tales Camargo, Ciro Damiani, André Eduardo Gohr, and Leonardo Simões Zica cruzou a linha de chegada em Atlantic City de modo espetacular.
Com uma combinação de talento ciclista de elite, espírito de Ironman e missão ambiental, esta potência brasileira provou que força e estratégia podem mover continentes. A vitória não era apenas sobre velocidade — era sobre trabalho em equipe, mentalidade e coração”, destacou a organização da RAAM nas redes sociais.
Como surgiu e o que restou da primeira usina elétrica da região, criada em 1913 em Guabiruba: