Inglaterra, 1968. Ao sair do cinema, um casal se dá conta de que Londres foi dominada pelos personagens do filme “O Planeta dos Macacos”. Este foi o ponto de partida que o escritor Saulo Adami encontrou para escrever “A Invasão dos Macacos” (Curitiba: Editora DTX, 2018), finalista no VI Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019 na categoria Narrativa Curta Ficção Científica. Os vencedores nesta e nas demais categorias serão divulgados sábado, 25 de agosto, às 18 horas, durante a Odisseia de Literatura Fantástica, no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico), em Porto Alegre.

Há 40 anos, Saulo Adami pesquisa os bastidores e segredos das séries de cinema e TV “O Planeta dos Macacos” (1968-1975), tema de seis dos seus mais de 100 livros publicados. “A Invasão dos Macacos” é o primeiro livro solo a reunir contos de sua autoria inteiramente dedicados a este tema. Nascido em Brusque em 1965, é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Já o conto “A Invasão dos Macacos” foi escrito em 1997 e recebeu medalha de prata no X Concurso Nacional de Contos do Clube Literário Brasília, no Distrito Federal. Foi publicado nos fãzines “Juvenatrix” (1997), “Century City News” (1999), “Ape Cronicles” (Canadá) e “Sacred Scrolls” (Reino Unido). Traduzido para a língua inglesa por Rosana Paza (“Invasion of the Apes”, 1998), foi impresso no “Diário Brusquense” e distribuído na convenção Starcon 98 (Estados Unidos). E fez parte de outros três livros de Saulo Adami: “O Caso do Esqueleto Sem Cabeça” (2008), “Homem não Entende Nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos” (2015) e “Estrada de Papel” (2017, coautoria com Jeanine Wandratsch Adami).