A temporada de verão é simplesmente um período que pede por experiências com conexão ao litoral. Principalmente nas praias regionais, que colocam Santa Catarina no circuito obrigatório de praias no Brasil. Para selar a experiência, o blog criou ainda uma playlist para protagonizar sua trilha sonora do caminho de casa, ao seu restaurante escolhido. Uma versão democrática para todos os paladares, com cinco restaurantes para você conhecer ou retornar nesta temporada.

Biombbo – Praia Brava, Itajaí

O jovem Biombbo debutou no último verão, com a proposta de ser um dining club: pra jantar e curtir uma festinha até mais tarde. A cozinha é conduzida pelo chef Gabriel Aguilar, que já passou pelo Lafaiete e Paris 6. “Podemos afirmar que o Biombbo nasceu da nossa primeira operação, o Uvva. Vimos a alta demanda de pessoas que queriam estar lá, e não estávamos mais dando conta”, revela um dos sócios, Leonardo Morgado.

O restaurante tem a mesma cozinha do primogênito Uvva, mas apresenta uma proposta diferente de cardápio para cada operação. No cardápio de verão, apresentado em novembro, as variações vão desde os diretos da brasa, direto do mar – com frescos e regionais, principais do mar e principais na brasa. Um dos meus pedidos sempre é o autêntico nhoque de espinafre, que leva ainda queijos especiais na apresentação. Apesar de ser legitimamente irmão de um wine bar, o Biombbo ganha suporte do Bailarina Bar, com uma carta de drinques autorais e clássicos.

Há diversos projetos para serem colocados em prática, na linha do sucesso mais recente, o Biombbo Musical: uma noite acústica, com artistas locais e cheios de classe, que concentram o público mais jovem e descolado por metro quadrado na Praia Brava, com reservas que esgotam muito rapidamente.

 

Chez Raymond – Cabeçudas, Itajaí

Na última noite que estive neste restaurante, a hostess se dividia entre receber os clientes que chegavam a atender as encomendas para o réveillon por telefone, que seria no dia seguinte. Todas as ligações ela dava a negativa aos pedidos, alegando que a demanda foi preenchida. Sucesso absoluto de Raimundo Pletz, fundado em 1985, a “Casa de Raimundo” (traduzido do francês) é um dos restaurantes mais tradicionais do norte de Santa Catarina. Tenho amigos de outros estados que tem o restaurante como uma parada obrigatória em qualquer temporada que passarem em nosso litoral.

A presença digital deste restaurante ainda é muito tímida, em rede social e o próprio site, e não está em nenhum aplicativo de entrega. A cozinha internacional do cardápio no Chez Raymond é baseada na culinária francesa, explorando desde os frutos do mar, carnes, massas, e o incrível Magret de Pato, um de meus favoritos no cardápio, que supera a qualidade até do Le Jazz, em São Paulo. A arquitetura da casa austríaca é um charme na praia de Cabeçudas, em Itajaí, e garante o mesmo padrão de louças e toalhas brancas aparentemente mantidos desde o ano de sua fundação.

Ilha de Pirão – Centro, Porto Belo

As irresistíveis praias em Porto Belo são um destino de turistas que normalmente preferem menos badalações à Balneário Camboriú no período de verão. O Ilha de Pirão está dentro deste roteiro, com um cardápio português focado em frutos do mar, e claro, pirão figurando entre as estrelas dos pratos regionais.

A casa tem uma varanda que que conecta a avenida Governador Celso Ramos diretamente a praia, com um jardim pé-na-areia incrível para contemplar o skyline das montanhas no fundo e a histórica Ilha de Porto Belo de encontro ao mar. Na baixa temporada de turismo, quando se aproxima do inverno, o restaurante tem uma das tainhas mais bem avaliadas, pescadas ali mesmo.

Mangiare Felice Centro, Balneário Camboriú

As vanguardas da avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, não podem deixar de serem citadas, como a Mangiare Felice. Paredes com tijolos expostos – ou a vista, um teto com várias camisetas de seleções de futebol e um grande quadro de Ayrton Senna configuram um cenário arquitetônico bem longe de estar entre os mais apresentados desta lista.

A grande chave deste restaurante é simplesmente o prato. Um cardápio que tem a essência dos restaurantes italianos, e podemos incluí-lo agora até num roteiro obrigatório do litoral em SC. Massas, muitas massas, e nhoques que podem ser montados com assessoria dos atendentes. Ayrton Senna não está ocupando seu espaço à toa na parede. Ele foi um frequentador assíduo do Mangiare Felice em São Paulo, quando o restaurante tinha uma base na capital paulista.

Em Balneário Camboriú, o atendente mais jovem tem 8 anos de casa. Imagine você a qualidade do serviço, simplesmente impecável, os rapazes viram o cardápio do avesso e são capazes de lembrar do seu pedido na última visita.

Restaurante Dudu Centro, Balneário Camboriú

Dudu Poerner é o novo Papa da gastronomia catarinense, e fez seu nome no Brasil após ter sido finalista do reality show Mestre do Sabor, exibido pela Rede Globo em 2019. Mas antes disso, Dudu já era Dudu. Foi o chef que colocou o Selenza no roteiro de restaurantes em Balneário Camboriú até abrir sua própria casa, na avenida Atlântica. Tudo isso antes de seus 30 anos, que serão completados agora em 2021.

O Restaurante Dudu tem a essência simples e sofisticada, com um novo cardápio de almoço apresentado há três semanas. Minha sugestão deste cardápio, é de entrada o “Croc Croc de Vieira”, que leva esse nome gentil, justificado pela base crocante com arroz negro, cobertas com purê de limão siciliano e picles de maçã verde.

Os pratos principais são todos para compartilhar, com a intenção de fortalecer o movimento de almoços em dois ou em grupo. Nele a guia “Arrozes” aponta três sugestões, entre Paella, Arroz de Polvo e Lula, e minha escolha, Arroz Meloso de Camarões, que é servido com tomates, camarão na brasa, tomates defumados e alfavaca

A sobremesa simplesmente foi um dos doces mais nostálgicos que eu experimentei nos últimos anos, e é este o propósito da receita, autêntica e assinada pelo dono da casa. Um cremoso de leite de sucrilhos, tuile de sucrilhos e sorvete de sucrilhos. A combinação leva o nome de “Mil Folha de Sucrilhos”, e pode ser tranquilamente o principal motivo que me faria voltar ao Restaurante Dudu qualquer outro dia.

Fotos Divulgação


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!