A jornalista Manu Deschamps e a superintendente do Fundema, Ana Helena Boos, tiveram suas contas invadidas esta semana no Instagram. Os hackers publicaram móveis, eletrônicos e eletrodomésticos a venda por valores muito abaixo do mercado nos stories. Segundo as publicações, Ana Helena estaria “ajudando um amigo que está se mudando”, estratégia que explicaria porquê o receptor dos pagamentos não era ela.
Até que a conta fosse recuperada, pelo menos cinco pessoas caíram no golpe, fazendo compras por valores entre R$ 1 mil e R$ 4 mil. “Passei o dia respondendo mensagens e ligações. Estava desesperada”, relata. Após recuperar a conta, Ana Helena registrou um boletim de ocorrência e se desculpou.
“Recuperei meu instagram agora. Tinha sido hackeado, eu não estava e não estou vendendo nada”, escreveu. Manu Deschamps foi vítima do mesmo golpe na tarde desta quinta-feira, 20, e ainda está tentando recuperar sua conta.
Na quarta-feira, 19, o jornal O Município já publicou um alerta. Para evitar que as pessoas sofram golpes como esse, um grupo de especialistas criou um manual de proteção para os usuários. Nele, é possível ver dicas de proteção e, caso a pessoa caia em algum dos golpes aplicados na plataforma, quais procedências devem ser tomadas.
Para não cair no golpe:
- Se uma mensagem solicita que você “forneça” algo, cuidado;
- Utilize a autenticação de dois fatores;
- Nunca use um link de login em uma mensagem;
- Se parece bom demais para ser verdade… provavelmente não é;
- Procure sempre as contas oficiais antes de responder às mensagens;
- Se um estranho seguir sua conta, desconfie;
- Se alguém que você conhece enviar uma mensagem estranha, entre em contato com essa pessoa diretamente;
- Use um programa antivírus em todos os seus dispositivos.
Para quem caiu no golpe:
- Verifique suas contas bancárias e seus cartões de crédito;
- Redefina suas senhas;
- Use senhas exclusivas para cada conta on-line;
- Verifique seu crédito e congele-o;
- Use um serviço de verificação de roubo de identidade.