Os prefeitos da Amures aprovaram em assembleia extraordinária por videoconferência que a partir de quarta-feira, 10, fica autorizada em todo o território da Serra Catarinense a ocupação de 70% da capacidade das atividades exercidas por hotéis, pousadas, albergues e estabelecimentos do gênero.

A flexibilização das atividades de turismo é um primeiro sinal para a retomada econômica do setor que é o mais castigado pela pandemia da Covid-19. Mesmo aprovada pelos prefeitos, as medidas ainda serão submetidas à validação das autoridades sanitárias municipais e regionais, quanto às medidas de enfrentamento à pandemia no âmbito do turismo regional.

Os prefeitos deliberaram também, o transporte coletivo de turistas e de pacientes para tratamento fora de domicílio, que não poderá ultrapassar 50% da capacidade do veículo. A exceção é o transporte coletivo urbano de Lages que opera desde segunda-feira, com lotação máxima de usuários apenas sentados. Para os guias de turismo local, o trabalho está permitido desde que os clientes sejam oriundos dos meios de hospedagens locais.