Ir para o conteúdo

Cavalo de Botuverá conquista título nacional na principal competição da raça

Ele venceu na categoria marcha picada

O cavalo Fenômeno do Alexio, do Haras Barni, de Botuverá, foi campeão nacional na categoria cavalo maior de marcha picada durante a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, considerada a mais importante competição da raça no Brasil. O evento termina no dia 2 de agosto, em Belo Horizonte (MG).



O cavalo foi apresentado na competição pelo peão Júnior. A disputa reúne mais de 1,6 mil animais de diferentes regiões do país.

Nas competições nacionais da raça Mangalarga Marchador, os cavalos são avaliados em três critérios principais: morfologia (aparência e estrutura física), marcha (gesto, comodidade, estilo, rendimento, regularidade e adestramento) e funcionalidade, conforme explica Pedro Barni, responsável pelo Fenômeno do Aleixo.

“O objetivo é avaliar a beleza, a marcha, a raça e a qualidade de sela dos animais inscritos”, afirma Pedro.

Fenômeno do Alexio também se destacou na Expo Estadual de São Paulo, realizada entre abril e maio, conquistando os seguintes prêmios: Grande Campeão da Raça (MP), Campeão Marchador Ideal (MP), Campeão Cavalo (MP), Reservado Campeão Cavalo de Marcha Picada e Melhor Prova Funcional.

Haras Barni/Divulgação

Marcha picada


A marcha picada é um dos andamentos naturais do cavalo Mangalarga Marchador, caracterizada pelo toque mais separado dos cascos no chão — o que dá origem ao nome “picada”. Nesse tipo de movimento, há pouca sobreposição entre os apoios dos membros, resultando em um deslocamento mais suave, estável e ritmado.

Diferente da marcha batida, que tem maior simultaneidade de apoio dos membros laterais e oferece mais impulso, a marcha picada prioriza o conforto e a leveza.

As competições voltadas a esse andamento são tradicionais e técnicas. Os cavalos são avaliados por critérios como qualidade da marcha, estrutura física, naturalidade e temperamento. Esses eventos são fundamentais para valorizar os melhores exemplares e reforçar os padrões da raça no país.

Leia também:

1. Carro que caiu no rio Itajaí-Mirim, em Brusque, é retirado da água 2. Moradores de novos bairros de Brusque já podem retirar canetas de insulina reutilizáveis; saiba quais 3. Festa da família Dietrich exalta memórias e sabores em Guabiruba 4. Julho Amarelo: testes para hepatites B e C serão oferecidos gratuitamente nas UBS de Brusque 5. Ciclista relata que quase foi atropelado por carro que caiu no rio Itajaí-Mirim, em Brusque


Assista agora mesmo!


Olga Gums e Paula Fuckner: quem eram as primeiras parteiras de Guabiruba:


Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias