Conteúdo exclusivo para assinantes

Ano começa com quase 500 crianças na fila de espera por vaga em creche, em Brusque

No entanto, número deve aumentar com abertura de período para novas inscrições

Ano começa com quase 500 crianças na fila de espera por vaga em creche, em Brusque

No entanto, número deve aumentar com abertura de período para novas inscrições

Conforme o sistema Fila Única, disponibilizado no site da Secretaria de Educação de Brusque, 2018 começa com 460 crianças na fila de espera por vagas em creche no município. A lista de espera, porém, tende a aumentar a partir de agora, quando novas inscrições serão feitas.

O sistema disponibiliza online dados sobre a fila de espera por vaga, informando as iniciais da criança e o número da inscrição, para que os pais possam acompanhar o andamento. Ali há também a data em que a solicitação de vaga foi feita.

As inscrições são divididas em quatro faixas: Berçário I e II, e Infantil I e II.

No Berçário I e II, que contempla crianças de seis meses a dois anos, há 251 inscrições contabilizadas no sistema. Já no Infantil I e II, que se refere a crianças de dois a quatro anos, são 209 inscrições aguardando resposta.

O secretário de Educação, José Zancanaro, em entrevista concedida em dezembro para O Município, disse que zerar a fila de espera é a prioridade da pasta para 2018.

Ele afirma que uma das dificuldades para que isso aconteça é o fato de que, no caso das crianças menores, há um limite bem pequeno de alunos por turma.

Zancanaro diz que uma das apostas é continuar o remanejamento de turmas onde há salas pequenas para escolas com espaços maiores, de modo que mais crianças possam ser atendidas.

Fila de espera

Berçário I

De 06 a 11 meses
96 inscrições na fila de espera
Solicitação mais antiga: 26/09/2017

Berçário II

De 1 a 2 anos
155 inscrições na fila de espera
Solicitação mais antiga: 26/07/2017

Infantil I

De 2 a 3 anos
114 inscrições na fila de espera
Solicitação mais antiga: 16/12/2016

Infantil II

De 3 a 4 anos
95 inscrições na fila de espera
Solicitação mais antiga: 10/03/2017

Escolas mais procuradas

A Secretaria de Educação divulga em seu site também a lista de espera por escola ou Centro de Educação Infantil (CEI). As inscrições para garantir uma vaga podem ser feitas indicando os educandários como primeira, segunda ou terceira opção, para que, quando a vaga abre, a pasta possa fazer contato com os pais.

Na lista atualizada até dezembro, o CEI Max Rodolfo Steffen, no bairro Steffen, é o mais procurado. Ele é a primeira opção de 50 inscritos, e também o mais procurado como segunda e terceira opções. No total, foram feitas 134 inscrições para a escola.

Por outro lado, o CEI Tia Lisa, no São Luiz, registra uma única inscrição, conforme os dados divulgados até agosto. Cabe ressaltar, novamente, que a partir de janeiro o número de inscrições irá aumentar.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio