Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Antes aliadas, bancadas do PSD e MDB divergem na Assembleia Legistava

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Antes aliadas, bancadas do PSD e MDB divergem na Assembleia Legistava

Raul Sartori

Batalha eleitoral
PSD e MDB, que aparentemente se davam tão bem até recentemente, não escondem mais suas diferenças. Representantes das duas bancadas na Assembleia Legislativa divergiram sobre convênios celebrados com municípios e entidades pelo governador Pinho Moreira. O deputado Milton Hobus (PSD) acusou: “O governador está assinando convênios só com os prefeitos do MDB”. Luiz Fernando Vampiro (MDB) discordou rebatendo que alguns convênios realmente não foram assinados porque os municípios não tinham lastro financeiro. Moacir Sopelsa (MDB) apelou para que não se instale uma “batalha eleitoral”. Pois já está instalada.

Repúdio
Não deixa de ser salutar ver a sociedade organizada catarinense, como fez ontem a Associação Comercial e Industrial de Chapecó, manifestar seu repúdio à iniciativa da Assembleia Legislativa em celebrar aditivo com empresa prestadora de serviço para contratação de 30 pessoas, 19 das quais com salário de R$ 12.361, totalizando um custo mensal próximo de R$ 3 milhões. Mas qual o motivo do silêncio ensurdecedor quanto ao projeto do TJ-SC, em trâmite no momento, que em uma talagada só cria 868 cargos, dos quais 402 comissionados, de livre nomeação?

Arquivo
Se não fosse a veemente manifestação de organizações da sociedade, o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Guilherme Pereira, iria arquivar projeto de resolução aumentando verbas de gabinete e o número de assessores? Nunca, lógico.

Prêmio Zilda Arns
A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene para fazer a entrega do primeiro Prêmio Zilda Arns para instituições que se destacaram em ações de defesa das pessoas idosas. Os homenageados deste ano foram a Pastoral da Pessoa Idosa (PR), o Lar dos Velhinhos de Piracicaba (SP), o Instituto Juvino Barreto (RN), a Conferência Vicentina de Lages (SC) e a promotora Ana Trotta Yaryd (SP). Esta foi a primeira edição do prêmio.

Copa no rádio
Apenas 15 rádios brasileiras compraram direitos para transmitir a Copa da Rússia. Nenhuma de SC, pela primeira vez nos últimos campeonatos mundiais. A única da região sul presente na Rússia é a Gaúcha, de Porto Alegre.

Petropatrocínio
O skate agora é modalidade olímpica, com estreia nas Olimpíadas de Tóquio. E o skatista florianopolitano Pedro Barros não poderia ter melhor estímulo. Ele integra uma lista de 25 atletas de 15 modalidades que receberão patrocínio da Petrobras especialmente para o evento.

Na telinha
Atriz florianopolitana que venceu pelo talento, Carolina Kasting encara um novo desafio na sua vida. Acaba de se mudar com a família para Lisboa, onde, ontem, começou a gravar “Valor da Vida”, novela portuguesa na qual vai interpretar uma traficante de órgãos. Assinado por Maria João Costa, o folhetim começa ir ao ar em setembro, na TVI, principal canal aberto de Portugal.

Dízimo
Prossegue investigação no âmbito judicial que visa apurar possível e recente cobrança de “dizimo partidário” em Prefeitura do oeste do Estado. Os servidores que exerciam cargos em comissão eram obrigados a repassar, todos os meses, parte dos seus salários, em forma de doação para diretório local de partido político.

Nossa moda
A Inventório, empresa júnior de design e moda, da Udesc, acaba de criar novas modelagens, alterações no corte e utilização de tecidos especiais nos uniformes da Polícia Militar. Para saber das necessidades de quem trabalha em regiões frias e quentes foram ouvidos policiais em Florianópolis e em São Joaquim. Os testes com as mudanças já começaram pelo batalhão de Balneário Camboriú.

Significância
O Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, não acolheu pedido de aplicação do princípio da insignificância em ato de pesca proibida, no qual dois pescadores catarinenses foram surpreendidos com uma dúzia de camarões. Foram denunciados pela prática de crime ambiental, porque além de estar pescando em período de defeso, utilizavam uma rede de uso proibido, conhecida como “coca”.

Capital gastronômica
Foi publicada ontem no Diário Oficial da União a lei federal 13.678, que confere ao município de Nova Veneza, no sul de SC, o título de capital nacional da gastronomia italiana. O título foi conferido a partir de projeto de lei apresentado pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio