Após adiamento, licitação para reforma na escola João Boos é lançada

Governo do estado esperou aprovação do TCE-SC para evitar problemas

Após adiamento, licitação para reforma na escola João Boos é lançada

Governo do estado esperou aprovação do TCE-SC para evitar problemas

A licitação para reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Professor João Boos, em Guabiruba, que deveria ter sido lançada na semana passada, foi publicada nesta semana devido à espera do parecer do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). Conforme publicado pelo jornal O Município, a licitação deveria ter sido divulgada na semana passada.

Como a licitação passou por uma alteração de valores, o governo de Santa Catarina quis ter a aprovação do TCE-SC antes de publicar o documento. O parecer favorável veio apenas no fim da última semana.

O edital já foi encaminhado publicação da licitação no Diário Oficial, conforme aponta o supervisor regional de ensino da Coordenadoria Geral de Educação (CGE), Odair Bozio. Ele já se encontra no sistema e saiu na edição desta quarta-feira, do diário odicial do estado.

“O valor teve um acréscimo de mais de R$ 700 mil. Como a tomada de preço ocorreu em 2017, seria publicado com aquele valor. No entanto, a licitação foi retirada para ser tomado novos valores com base na atualidade”, salienta.

No dia 1º de setembro, a Secretaria de Estado de Educação publicou a suspensão da concorrência para a reforma e ampliação da escola pela necessidade de readequação orçamentária. O João Boos sofre há muitos anos com problemas estruturais e, por causa disso, as aulas no local foram suspensas no início de 2021.

Após o acréscimo de valores, o governo decidiu pedir o parecer do TCE-SC para evitar problemas antes da publicação da licitação. “O parecer foi aceito para publicação e encaminhamento para os trâmites finais”, diz.

Expectativas

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas ocorrerá em 6 de dezembro, às 14 horas. O valor estimado para a obra é de pouco mais de R$ 5 milhões. Pouco mais da metade deste valor será para reforma, e o restante para ampliação.

A expectativa de Odair é que o início das obras ocorra no começo de 2022, tendo em vista que o ano está quase finalizando.

Sobre o tempo de conclusão da reforma e ampliação, o supervisor regional de ensino da CGE diz que prazo estimado no contrato é de 240 dias.

Histórico

O projeto prevê a construção de área de 2,18 mil metros quadrados, com um novo bloco três, acesso coberto às áreas esportivas e campo de futebol. Os blocos um e dois, o refeitório e o ginásio de esportes vão ser reformados, totalizando área de 2,9 mil m².

O imbróglio sobre a reforma da escola João Boos vem desde 2013. A população e o poder público da cidade tem batalhando desde então para que a obra seja efetuada.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo