VÍDEO – Após nove anos, cerimônia marca entrega de creche no Rio Branco, em Brusque

Local está em funcionamento desde o início do ano com 212 crianças matriculadas

VÍDEO – Após nove anos, cerimônia marca entrega de creche no Rio Branco, em Brusque

Local está em funcionamento desde o início do ano com 212 crianças matriculadas

O Centro de Educação Infantil (CEI) Prefeito Hylário Zen, no bairro Rio Branco, foi oficialmente entregue para a comunidade em evento nesta quinta-feira, 26. A creche está em funcionamento desde 16 de fevereiro e conta com 212 crianças matriculadas.

Segundo a secretária de Educação, Eliani Buemo, por conta da pandemia, a Prefeitura de Brusque só pôde realizar o evento nesta tarde. Ao longo dos anos, a construção se estendeu por conta de problemas, principalmente após as empresas contratadas rescindirem o contrato.

Desde março de 2012, três empresas assumiram e foram embora sem concluir os trabalhos por diferentes motivos. A quarta empresa finalizou a creche. “É inacreditável que uma obra demore tanto tempo. E que tenha sido motivo de tantas matérias jornalísticas”, conta.

Luiz Antonello/O Município

As obras chegaram na fase final em junho de 2020. Na época, o até então vice-prefeito, Ari Vequi, contou que a intenção era entregar a creche ainda naquele ano. Porém, a pandemia da Covid-19 causou atraso na abertura do local.

De acordo com a prefeitura, o investimento total para a conclusão da obra chegou a quase R$ 1 milhão, entre obras físicas e compra de mobílias e materiais. No bairro, a Secretaria de Educação agora conta com dois CEIs, que atendem quase 500 crianças.

Anos de espera

Para a diretora do CEI, Nádia Cristina Sedrez, a sensação é de alívio. “Agora podemos atender as crianças. Para nós e uma grande honra, depois de tanto tempo só temos que agradecer por poder desfrutar deste espaço amplo”, completa.

Durante a cerimônia, Eliani destacou que o dia é emblemático. Na sua fala, relembrou os nove anos de obras, sendo que os estudantes que deveriam ter estudando aqui anos atrás já devem estar no ensino fundamental. “Mas o final é feliz”, aponta.

Luiz Antonello/O Município

No evento de entrega, além da secretária e da diretora do CEI, estavam presentes o prefeito Ari Vequi; o vereador Natal Carlos Lira; a presidente da Associação de Pais e Professores, Francine Nascimento; o presidente da Associação de Moradores do Rio Branco, Rogério da Silva; a viúva e o filho do ex-prefeito Hylário, Evelina Zen e André Zen.

Durante a entrega da creche, viúva do ex-prefeito Hylário Zen foi homenageada/ Foto: Luiz Antonello/O Município

O CEI conta com nove salas de aula, além de cozinha, refeitório, horta, playground, banheiros e espaço de convivência. A escola possui 220 vagas e atende 212 crianças, do Berçário 1 ao pré-escolar.

São nove professores regente, quatro de hora-atividade, além de professor de educação física, de atendimento educacional especializado, onze monitores, sete servidores de serviços gerais e merendeiras, agente administrativo, coordenadora e diretora.

Confira imagens da estrutura

Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município

Hylário Zen

Nascido em 1928 em Brusque, Hylário Zen iniciou sua carreira aos 14 anos como carregador de espulas na tradicional indústria têxtil que na época dominava o cenário industrial da pequena cidade. Também foi ferreiro e mecânico na antiga fábrica de tecidos Carlos Renaux. Em 1950 mudou-se para São Paulo em aperfeiçoamento técnico no que mais gostava: a mecânica.

Na capital paulista trabalhou como mecânico em empresas diversas até fundar, ao lado do irmão Nelson, em 1960, a Irmãos Zen – atualmente a Zen S.A. Indústria Metalúrgica. A pequena fábrica produzia inicialmente peças para rádios, até voltar seu foco em 1963 ao mercado de autopeças com o que é seu principal produto até hoje, os impulsores de motores de partida. Com o rápido crescimento dos negócios, os Zen decidiram retornar às origens, realocando a fábrica para Brusque, que foi inaugurada em 1975.

Empreendedor inquieto, Hylário fundou em Brusque outras empresas de sucesso ao longo de sua trajetória, como o Hotel Monthez em 1992 até hoje o principal da cidade e sua própria cervejaria artesanal, a Zehn Bier, em 2003, já aos 75 anos de idade fazendo jus aos antepassados alemães.

O empresário também manteve vida social, política e associativa intensa em Brusque. Foi presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) de 1993 a 1996 e prefeito da cidade no mandato 1997-2000.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo