Após oito meses fechada para reforma, igreja do Lageado Alto é reaberta para a comunidade

Obra contemplou toda a parte interna do templo, que teve também a restauração de itens mais antigos

Após oito meses fechada para reforma, igreja do Lageado Alto é reaberta para a comunidade

Obra contemplou toda a parte interna do templo, que teve também a restauração de itens mais antigos

Após quase oito meses fechada para reforma, a igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Lageado Alto, em Guabiruba, foi reaberta. A cerimônia de reinauguração aconteceu no dia 8 de dezembro, data em que é celebrado o dia da santa padroeira.

O engenheiro civil e tesoureiro da comunidade, Anderson Luiz Cavichioli, destaca que toda a reforma foi realizada com o dinheiro arrecadado pela comunidade. “Montamos o projeto em conjunto com a diretoria da comunidade e há dois anos estávamos juntando o dinheiro para poder iniciar as obras”.

Depois de uma série de eventos para arrecadação de recursos e a contribuição das famílias da comunidade, a igreja foi fechada logo após a celebração da Páscoa para o início dos trabalhos. Neste período, as celebrações foram realizadas no salão da capela.

Cavichioli ressalta que a restauração da igreja contemplou toda a parte interna, com a restauração de itens mais antigos. Também foi realizada a troca de todo o forro e a parte de marcenaria. “Fizemos alguns detalhes no fundo do altar com madeira, é algo novo, que foi feito pensando em dar um ar mais colonial para a igreja”, diz.

O coordenador da comunidade, Reinaldo Selva, afirma que as imagens que faziam parte da igreja e que foram tiradas há anos atrás também foram restauradas e voltaram a compor o altar da igreja.

Ao longo dos anos, o templo passou por várias mudanças que não preservaram as suas  características originais. “Muitos detalhes foram se perdendo ao longo dos anos, mas desta vez, tentamos preservá-la ao máximo”, ressalta o engenheiro.

Histórica
O templo atual do Lageado Alto teve sua construção iniciada no fim de 1949. O local começou a ser utilizado a partir de 1951 e foi inaugurado em 11 de maio de 1952.

De acordo com o livro História da Igreja Católica em Guabiruba, do padre Eder Claudio Celva, toda a comunidade se uniu para a construção do novo templo do Lageado Alto.

Os operários utilizaram as pedras da antiga igreja que foi demolida em 1948. Com as pedras, eles fizeram uma muralha e aterraram o local escolhido, que antes servia de pastagem e pátio para o recreio das crianças da escola.

Segundo a publicação, a primeira capela construída na comunidade de Lageado Alto foi em 1876, logo após a chegada dos imigrantes vindos da Itália. A capela era de taipa e o altar, muito rudimentar, foi fabricado pelos próprios colonos com lenhos da mata. No local, segundo a tradição popular, foram colocadas imagens trazidas de Trento, na Itália.

Com o crescimento da comunidade, surgiu a necessidade de um templo maior. Por isso, em 1888, foi lançada a pedra fundamental da nova igreja, construída com pedras e com o altar-mor em madeira de lei, o mesmo que existe na capela ainda hoje. Em 1891, a obra foi concluída e foi coroada com a vinda do sino.

Na década de 40, a igreja sofreu pequena reforma, mas o forro de estuque continuamente se degradava, parecendo muito difícil restaurá-lo. A comunidade crescia, e a igreja se tornava pequena, e assim nasceu o projeto da nova igreja, que foi ampliada em 1977.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio