Na manhã desta quarta-feira, 25, os integrantes da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), de Guabiruba, concluíram mais uma etapa para a 3ª edição da Maibaum, a Árvore de Maio.

Com o auxílio de um guincho, os membros da associação retiraram a árvore que foi implantada na rótula de intersecção entre as ruas Brusque e Imigrantes, em 2013. No local, foi fixada uma placa explicando a tradição de origem alemã.

O processo para a retirada da Maibaum que será substituída por uma nova no dia 1º de maio de 2018, iniciou no sábado, 21. Na ocasião, os integrantes da associação retiraram as 44 placas que compunham a árvore – 36 de empresas e oito culturais – entretanto, como começou a chover forte, a conclusão do trabalho teve que ser adiada.

Um dos coordenadores do projeto, Fabiano Siegel, explica que a árvore de 17 metros que embelezou a rótula por quase quatro anos foi levada para o pátio onde a árvore que a substituirá está sendo preparada, no bairro Pomerânia.

A antiga Maibaum será cortada em pedaços e, com eles, serão feitos 35 banquinhos que serão vendidos no dia que a terceira Maibaum de Guabiruba for erguida, ocasião em que é realizada uma festa.

Com a retirada da árvore, a associação vai fazer uma nova base para a próxima Maibaum, que, desta vez, será levantada na direção de Guabiruba. “Lá em 2013, tivemos que erguer ela voltada para Brusque porque a fiação elétrica atrapalhava. Desta vez, vamos erguer ela virada para Guabiruba”, afirma.

A árvore que será a nova Maibaum foi cortada em julho e tem aproximadamente 20 metros. No mês de dezembro, será feita a pintura das novas placas que servirão de enfeite para a árvore.

Sobre a Maibaum
Em resumo, a Maibaum é um mastro de madeira pintado de branco e azul em forma espiral. Ela é erguida sem ajuda de força mecânica, a cada cinco anos, sempre no primeiro dia de maio, como símbolo de organização e união, pela Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP).

Em 1º de maio, cerca de 50 pessoas erguem a árvore. Na sequência, durante o dia, a festa continua regada à música tradicional alemã, chope e salsicha típica.

Deixe uma resposta